Outros

Exacta apresenta tecnologias para o pecuarista durante a Interconf

Empresa que é uma das patrocinadoras do evento levará um portfólio inovador com balanças especiais integradas a sistemas de gestão e tecnologia da informação


Publicado em: 18/09/2017 às 07:20hs

Exacta apresenta tecnologias para o pecuarista durante a Interconf

A cidade de Goiânia se prepara para receber nos dias 18 e 19 de setembro, a 10ª edição da Conferência Internacional de Pecuaristas (Interconf), evento realizado pela Associação Nacional de Pecuária Intensiva (Assocon). Para o encontro, que é referência para a pecuária de corte no Brasil, a Exacta Balanças, empresa com sede em Rancharia/SP, além de ser uma das patrocinadoras, levará ao público, uma linha de balanças especiais integradas a sistemas de gestão.

Um dos destaques é o software Gestão Exacta, uma ferramenta completa para o gerenciamento de confinamento. Ela abrange grande parte dos processos, como: registro dos manejos, dos ingredientes e seus nutrientes, pesos dos animais, ocorrências sanitárias, bem como plano nutricional integrado a programação diária dos tratos do rebanho. Com integração nativa à EX3001L (Balança de Trato Bovino), permite agilidade na programação e coleta de resultados diários via pendrive. “Um diferencial do Gestão Exacta é que ele funciona em um servidor, podendo ser acessado remotamente via web por qualquer navegador e até mesmo tablets ou smartphones. Permite também ser acessado por mais de um usuário simultaneamente, o que faz da solução uma chave para a produtividade”, diz Rodrigo Aznar, gerente de desenvolvimento da empresa.

O Gestão Exacta também é integrado à EX3000L (Balança de Curral) através da porta de rede da balança. Com um só clique na tela, é disparada a pesagem do animal na balança e ao fim de dois segundos, a ferramenta recebe de volta o peso, o tag do brinco (RFID) para controle interno e também o código SISBOV para rastreamento. O gerenciamento dos dados de cada animal pesado é feito no Gestão Exacta junto com os dados de manejo registrados na mesma ferramenta.

Solução atrativa para pastos e semi-confinamentos

Comprometida em atender produtores de todas as escalas, a Exacta levará também para a Interconf, o EX5000 - Módulo de Pesagem Sem Fio. Trata-se de uma solução simples e de ótima relação custo/benefício para gerenciamento do trato bovino em conjuntos trator mais vagão, bastante utilizados em pastos e semi-confinamentos.

Trabalhando em conjunto com o EX5000, o aplicativo para tablet exNutri oferece todas os recursos da EX3001, balança de Trato Bovino da Exacta, registrando os valores realizados no carregamento dos insumos e na distribuição da ração em cada lote de animais. Realiza ainda o ajuste automático do último trato do dia em função dos desvios registrados nos tratos anteriores. O exNutri traz mais uma novidade, ele identifica os pastos onde são fornecidos os suplementos por meio de localização por GPS, o pecuarista só precisa fazer os cadastros das pastagens em menu exclusivo no exNutri.

A solução completa oferecida pela empresa, inclui também o software de trato bovino exTrato, para PCs, o qual permite que mesmo o pequeno produtor implante e opere um sistema de controle de dietas para diferentes lotes de animais. “O sistema proporciona a opção de programar diferentes receitas a serem produzidas diariamente e até de maneira intercalada, de forma simples e rápida”, esclarece Aznar.

Já a coleta e análise dos resultados, feitos pelo software exTrato, permitem ajustar as próximas ordens de produção com base nos desvios registrados com a frequência que o produtor conseguir realizar. É possível assim, controlando as dietas fornecidas, alcançar as metas do plano nutricional e mais facilmente buscar o melhor rendimento do rebanho, juntamente com a minimização de perdas dos insumos. “O uso desse sistema para a implantação de um plano nutricional bem equacionado pelo técnico nutricionista gera uma melhora consistente da taxa de conversão. A Exacta Balanças visualiza o futuro, comprometida em levar as melhores e mais modernas ferramentas de automação ao pecuarista. Participar e ajudar a promover a Interconf comprova isso”, cita o gerente de desenvolvimento.

Exacta Balanças – Empresa no segmento de balanças fundada em 2011 com soluções especiais para agropecuária e logística. Sediada em Rancharia, região oeste do Estado de São Paulo, e com polo desenvolvedor em Ribeirão Preto/SP, possui produtos inovadores onde a facilidade de integração de balanças especiais com sistemas de gestão (TI) são o principal diferencial. www.exactabalancas.com.br

Fonte: Rural Press

◄ Leia outras notícias