Capacitação

Ex-alunos de Turismo Rural lançam roteiro em Liberdade (MG)

No primeiro momento, os empreendedores vão focar no turismo religioso


Publicado em: 12/06/2017 às 13:00hs

Ex-alunos de Turismo Rural lançam roteiro em Liberdade (MG)

O município de Liberdade, localizado no Sul de Minas Gerais e com pouco mais de 5 mil habitantes, conta com belezas naturais, como cachoeiras, além do artesanato, das delícias mineiras e da forte vertente religiosa.

Há aproximadamente um mês, o município recebeu o curso Turismo Rural - A Arte de Conduzir em Trilhas e Roteiros, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Minas Gerais (SENAR/MG) e o Sindicato de Produtores Rurais de Bom Jardim de Minas.

O evento reuniu dez participantes. Dentre estes, seis estão dando continuidade ao trabalho. “Ainda durante as aulas, decidimos nos reunir semanalmente, com objetivo de desenvolvermos o turismo em nossa cidade, que conta com muita riqueza, mas são pouco exploradas”, aponta a professora Daiane Andrade.

Ela conta que um ponto forte a ser trabalhado no município é o turismo religioso. “Em setembro, celebramos o nosso padroeiro, Senhor Bom Jesus do Livramento, mas as visitas de romeiros e turistas ficam restritas a esta data.” Como forma de começar a movimentar o turismo religioso em Liberdade, que acabará alavancando diversos setores da economia e da cultura, o grupo criou um roteiro, lançado no sábado 3 de junho.

“O roteiro prevê a caminhada até a Comunidade de Vargem da Imagem, onde surgiu a imagem do santo. Os relatos contam que a imagem apareceu em uma madeira de cedro. Fala-se que, durante um incêndio na mata, tudo queimava ao redor dessa parte da madeira, mas a imagem permanecia lá. Durante o passeio, iremos abordar um pouco dessa história e da cultura local. De Vargem da Imagem retornaremos ao Santuário de Liberdade, onde as pessoas poderão ver a imagem original do santo.”

Daiane explica que o lançamento será uma experiência para o grupo e amigos, que poderão avaliar as condições e possíveis adaptações. A partir disso, será realizada uma caminhada para o lançamento oficial do roteiro. “Estamos recebendo muito apoio. O padre assinou o roteiro conosco; a prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, está apoiando; além, claro, da Comunidade de Vargem da Imagem, que será responsável por servir um café aos participantes. Estamos muito satisfeitos por estarmos trabalhando em prol do turismo e do desenvolvimento da nossa cidade e região, em especial da comunidade rural”, destaca Daiane, explicando que o café que será servido em Vargem da Imagem irá gerar renda para os moradores.

Futura parceria

Condutores de Liberdade, uniformizados, apresentando o trabalho aos alunos de Bocaina

Cidade vizinha a Liberdade, Bocaina de Minas, com pouco mais de 5 mil habitantes, segundo o IBGE, também recebeu, na última semana, o curso de Turismo Rural, também promovido pelo SENAR Minas e o Sindicato de Produtores Rurais de Bom Jardim de Minas.

Para o encerramento, a instrutora Fernanda Silva convidou alguns ex-alunos do curso de Liberdade a participarem. “Para mim é uma alegria. A turma de Liberdade está muito animada. Tenho acompanhado o trabalho deles a distância e achei interessante convidá-los para irem a Bocaina de Minas para apresentarem os resultados pós-curso, como forma de incentivo e quem sabe até criarem uma parceria, já que são cidades vizinhas, com características muito próximas.”

O curso de Bocaina de Minas contou com nove participantes. Entre eles, quatro darão continuidade ao trabalho de desenvolvimento do turismo rural. “Temos a intenção de montar um grupo de condutores em turismo em Bocaina”, relata a aluna Elaine Almeida.

Fonte: Senar - Assessoria de Comunicação do SENAR/MG

◄ Leia outras notícias