Pastagens

Evento vai mostrar a importância da recuperação de pastagens com a correta adubação

No próximo dia 28 de julho acontece o evento “Dia da Invernada”, na Estância Nogueira em Rondonópolis


Publicado em: 27/07/2015 às 20:00hs

Evento vai mostrar a importância da recuperação de pastagens com a correta adubação

O encontro vai reunir pecuaristas, técnicos e pesquisadores para debater a recuperação de pastagens por meio da correta adubação. A utilização da terra por muitos anos para produção de pastagem consome gradativamente os nutrientes contidos no solo, sendo que, parte deles retorna a terra na forma de fezes, urina, e na forragem que não foi consumida.

No entanto, parte desses nutrientes é extraída pelo animal produzido, e é fundamental a reposição desta parcela exportada, para manutenção da produtividade da pastagem.

Na pecuária atual é muito comum o cenário de pastagens degradadas ou em algum estágio de degradação, o que é muito sério, pois é importante lembrar sempre, que a pastagem é a base da alimentação da bovinocultura nacional, e que bons desempenhos só serão alcançados com o gado ingerindo pastagem em quantidade e qualidade. Nesse sentindo, a adubação das pastagens torna se uma ferramenta fundamental, para elevar a produção e a qualidade das forragens, além de inibir o processo de degradação.

A pastagem é uma cultura perene, e apesar de ser uma cultura bastante resistente, demanda cuidados nutricionais específicos. O evento é promovido pela empresa Zoofértil em parceria com a Fertilizantes Heringer, o inicio será às 7h30 e a entrada é gratuita.

Segundo o organizador Aylon Arruda, grande parte das áreas de pastagens da Região Sul de Mato Grosso estão degradadas e precisam ser revitalizadas. “Atualmente não há abertura de novas áreas para pecuária, assim é necessário potencializar as que já sendo usadas. Para isso é preciso uma correção do solo e consequentemente a recuperação dessas áreas. No evento vamos demonstrar na prática casos que as áreas pastos foram corrigidos e hoje apresentam bons resultados”, ressaltou Arruda.

O “Dia da Invernada” também vai contar com a presença do professor associado do Departamento Zootecnia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (ESALQ-USP), doutor Cláudio Malouf Haddad. O professor vai ministrar a palestra intitulada “De Cara com o Especialista”. Segundo ele, é uma forma diferente de troca de informação, onde o especialista utiliza somente uma lousa branca como material de apoio. “O público faz uma série de perguntas ao especialista, que procura respondê-las utilizando seu conhecimento de pecuária. Os temas são os mais diversos possíveis, abordando questões de pastagens, nutrição, reprodução, mercado, tendências e etc.”, explica Haddad.

Fonte: Pauta Pronta Comunicação Corporativa

◄ Leia outras notícias