Agricultura Familiar

Evento internacional debate pecuária familiar e desenvolvimento rural

Município de Dom Pedrito (RS) sedia, entre os dias 21 e 22 de março de 2018, o 2º Seminário Técnico Internacional “Pecuária Familiar e Desenvolvimento Rural”


Publicado em: 19/03/2018 às 13:40hs

Evento internacional debate pecuária familiar e desenvolvimento rural

O município de Dom Pedrito (RS) sedia, entre os dias 21 e 22 de março de 2018, o 2º Seminário Técnico Internacional “Pecuária Familiar e Desenvolvimento Rural” (Ganaderia Familiar y Desarrollo Rural). O evento, que tem como público-alvo técnicos, estudantes, docentes, pesquisadores, extensionistas, elaboradores de políticas e assessores do Brasil, Uruguai e Argentina, chega à sua segunda edição com o objetivo de aprofundar os debates sobre temas que vão desde a produção agroecológica da pecuária familiar até a governança territorial e políticas públicas para o setor.

Conforme o professor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Cláudio Marques Ribeiro, o Seminário será um grande momento para discutir as lições aprendidas nos trabalhos que cada um realiza e gerar novas alternativas para os pecuaristas familiares. “O evento tem o papel de fazer o reconhecimento da existência desse público e do trabalho que é desenvolvido com ele, política e academicamente, já que uma das maiores dificuldades para o setor é sua invisibilidade. Além disso, a importância da construção de uma rede de pessoas, das mais diversas formações e instituições, que se preocupam com o tema, e que estão trocando informações e experiências”, ressaltou.

Para a chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Pecuária Sul, Estefanía Damboriarena, o Seminário reflete a importância da troca de experiências entre as instituições de pesquisa, extensão e dos responsáveis pelas políticas públicas do Brasil, Uruguai e Argentina, tendo foco na atividade de pecuária de corte realizada pelos produtores familiares. “É um desafio para o desenvolvimento rural considerar as dimensões sociais, econômicas e ambientais envolvidas para manter esses produtores na atividade e, fundamentalmente, sinalizar futuro para os seus sucessores. São muitas famílias envolvidas que manejam basicamente recursos típicos do bioma Pampa e fazem uma pecuária muito próxima dos desafios contemporâneos da sustentabilidade. Pensar como trabalhar adequadamente e obter eficiência e eficácia na atuação com esse público é o desafio do evento”, destacou.

O evento é promovido pela Unipampa, Embrapa Pecuária Sul, Emater/RS-Ascar e Prefeitura de Dom Pedrito, no Brasil. No Uruguai, são promotores do evento o Plan Agropecuario, Universidad de la Republica Uruguay, Instituto Nacional de Inverstigácion Agropecuaria, além do Instituto Nacional de Tecnología Agropecuaria e Universidad Nacional de La Plata na Argentina.

O Seminário é gratuito, mas é necessário realizar inscrições prévias através do site do evento até dia 20 de março. No endereço constam informações sobre o acesso ao local, indicações de hospedagem e alimentação em Dom Pedrito.

Fonte: Embrapa

◄ Leia outras notícias