Outros

Estudante quer implantar biodigestores em fazenda de gado

Fezes dos animais geram energia elétrica ou gás de cozinha


Publicado em: 02/07/2014 às 14:10hs

Estudante quer implantar biodigestores em fazenda de gado

Uma estudante da Fatec de Araçatuba está tentando implantar uma forma criativa e sustentável de obter energia: a partir de fezes de gado leiteiro. Com isso, seu projeto será financiado pela Fapesp para que possa ser posto em prática.

A engenhoca desenvolvida por Amanda Aguiar dos Santos, estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, consiste em desenvolver um sistema computacional que analise a possibilidade de transformar as fezes dos animais em energia elétrica ou em gás de cozinha utilizando biodigestores.

“A região possui muita criação de gado leiteiro e o projeto une os dois cursos que temos na Fatec Araçatuba, que são o de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e o de Biocombustíveis”, conta a professora doutora Celia Regina Nugoli Estevam, orientadora do trabalho da estudante.

O programa vai analisar os gastos que o proprietário teria ao implantar o serviço e se valeria a pena o investimento.“Os empresários ficam em dúvida sobre a viabilidade, se o custo com energia vai ser favorável”, diz Estevam.

A partir de junho, o trabalho será financiado pela Fapesp. Com isso, o programa finalizado será disponibilizado gratuitamente na internet. “Nossa intenção é contribuir para a disseminação dessa atitude sustentável. Nesse sentido, nosso sistema busca possibilitar que essa opção seja feita da maneira mais segura e eficiente possível.”, diz a estudante Amanda.

Fonte: GLOBO RURAL

◄ Leia outras notícias