Milho e Sorgo

Estoques volumosos de milho viram problema para a China

Produtores chineses de grãos devem colher uma safra volumosa pelo 11º ano consecutivo, mas a produção é grande demais até mesmo para a nação mais populosa do mundo


Publicado em: 27/08/2014 às 18:10hs

Estoques volumosos de milho viram problema para a China

De acordo com estimativas da mídia estatal, o país vai colher neste ano 150 milhões de toneladas de grãos, que incluem três das culturas mais importantes na China: arroz, trigo e milho. O volume é o dobro do produzido no ano passado e contribui para um excesso de oferta que está pressionando os preços para baixo.

´Autoridades chinesas sempre falam em uma grande colheita´, disse Fred Gale, economista do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). ´Isso parece uma coisa boa, já que eles têm demonstrado preocupação em fazer com que a oferta acompanhe a demanda. Mas agora, a China parece estar com excedentes da maioria de suas commodities.´

O excesso de grãos na China vem sendo comemorado, já que o país enfrentou forte escassez de alimentos e fome há apenas algumas décadas. Mas a China está pagando muito mais do que o necessário para alimentar seu povo e terá de vender esse excedente a preços baixos no mercado global, o que pode derrubar ainda mais os valores.

A situação expôs o oneroso e ineficiente programa de subsídios do governo chinês. O governo está tentando proteger a população rural e, ao mesmo tempo, reduzir a produção dessas commodities, para economizar dinheiro e diminuir o excesso.

É difícil descobrir o tamanho exato e os custos do programa de subsídios. Dados oficiais mostram que a China compra até um terço da produção de milho. A mídia estatal diz que o governo gastou US$ 36 bilhões em dois anos para comprar milho quando o preço de mercado ficou abaixo de um determinado piso.

´Os estoques são enormes´ e não há justificativa comercial para mantê-los, disse Thomas Pugh, economista da Capital Economics, em Londres. ´Esses são bens perecíveis, que vão começar a se deteriorar.´ Ele estima que a China detenha cerca de 40% dos estoques mundiais de milho. O país pretende construir instalações para armazenar mais 50 milhões de toneladas de grãos em 2015, de acordo com a mídia estatal.

Cerca de 70% do milho da China é usado em ração animal, resultado do aumento do consumo de carne no país. Isso é um problema particularmente incômodo para o país, já que a produção está aumentando também nos Estados Unidos e derrubando as cotações. Enquanto isso, os preços chineses permanecem elevados por conta dos subsídios.

Isso estimula comerciantes chineses a importar milho do exterior, agravando o problema dos estoques domésticos, disse Jikun Huang, diretor do centro do governo para política agrícola, em Pequim. Recentemente, a China vem tentando frear importações norte-americanas de milho, citando a presença de cepas geneticamente modificadas. Fonte: Dow Jones Newswires.

Fonte: Dow Jones Newswires

◄ Leia outras notícias