Algodão

Estimativa da safra de algodão em Mato Grosso recua 3,8%, diz IBGE

Mesmo com o leve recuo, o Estado lidera a produção nacional com 57,9% do total a ser produzido


Publicado em: 15/05/2015 às 19:50hs

Estimativa da safra de algodão em Mato Grosso recua 3,8%, diz IBGE

A safra de algodão em Mato Grosso deve ser de 2,2 milhões de toneladas, segundo a mais recente estimativa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada esta semana. “Observa-se queda de 3,8% na produção”, pontua o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA).

Mesmo com o leve recuo, o Estado lidera a produção nacional com 57,9% do total a ser produzido, cultivando o herbáceo em uma área de 568.463 hectares. Em março foi encerrado o plantio. “Apesar de se ter ultrapassada a janela de plantio ideal, 15 de fevereiro, a expectativa é que apenas algumas áreas tenham passado do momento recomendado e que as menores taxas de produtividade sejam pontuais”, aponta a pesquisa do IBGE.

O segundo maior produtor nacional de algodão continua sendo o Estado da Bahia, com participação de 29,2% e praticamente não alterou as informações do mês anterior. O algodão baiano se encontra em fase de desenvolvimento vegetativo. Já a safra nacional é estimada em 3,8 milhões de toneladas de algodão, plantados em um milhão de hectares, sendo estes números menores, respectivamente, 3,0% e 2,5% em relação ao mês de fevereiro, calcula o IBGE.

A recente alta do dólar torna o algodão em pluma brasileiro mais competitivo no momento da exportação, principalmente, em relação ao algodão norte-americano. Encontram-se no mercado de algodão em pluma os melhores preços vistos nos últimos dez meses, tornando este um bom momento para os cotonicultores fecharem contratos, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA/ESALQ/USP).

Fonte: Agro Olhar

◄ Leia outras notícias