Fruticultura e Horticultura

Estiagem compromete a safra da ameixa em São Paulo

Além da colheita estar atrasada, a safra rendeu menos Seca impediu o desenvolvimento dos pomares e interferiu na produtividade


Publicado em: 25/11/2014 às 20:30hs

Estiagem compromete a safra da ameixa em São Paulo

A safra da ameixa está atrasada, em São Paulo. Na região de Mogi das Cruzes, a seca impediu o desenvolvimento dos pomares e interferiu na produtividade das árvores.

Em um sítio, em Mogi das Cruzes, o atraso na colheita é de duas semanas. Só no fim do mês, as ameixas devem começar a sair da propriedade.

O agricultor Armando Saito espera que elas fiquem em tamanho bom e com sabor bem doce, como é típico da variedade rubimel. Mas a produção não anima: foram 30 toneladas em 2013, número que deve ser 40% menor nesta safra. O reflexo é do sofrimento das plantas com a falta de água há mais de um ano.

Em outro sítio, a safra já começou, mas com 15 dias de atraso. Os funcionários colhem em etapas, já que ameixas pequenas e grandes crescem no mesmo pé.

Apesar da seca, o agricultor Adilson Nakahara não vê problemas com a qualidade da variedade flá, mas a produtividade dos pés vai ser 30% menor em relação a 2013. O produtor perdeu vários pés por causa de uma doença devastadora, que deixa as árvores secas.

A colheita da ameixa na região de Mogi das Cruzes termina em janeiro.

Fonte: Globo Rural

◄ Leia outras notícias