Bovinos de Corte

Encontro discute confinamento, caminho sem volta para o futuro da pecuária nacional

11º Encontro de Confinamento da Coan Consultoria será realizado entre os dias 8 a 10 de março em Ribeirão Preto (SP)


Publicado em: 02/02/2016 às 10:30hs

Encontro discute confinamento, caminho sem volta para o futuro da pecuária nacional

O confinamento, mais que uma estratégia vital para otimizar o ciclo do boi, e´ um caminho sem volta para o futuro da pecuária nacional. Para debater o assunto, será realizado em Ribeirão Preto (SP), entre os dias 8 a 10 de março, o 11º Encontro Confinamento: Gestão Técnica e Econômica, tradicional evento realizado pela Coan Consultoria.

Na atual conjuntura da pecuária de corte, marcada pela baixa remuneração da arroba, elevados custos dos insumos e da reposição, o pecuarista, mais do que nunca, busca alternativas que possam garantir os níveis de produtividade e de lucratividade da atividade. O evento abordará as perspectivas, as novas tecnologias e as ações de gerenciamento nesse campo para o produtor encontrar o melhor plano de voo para o seu negócio.

Diante de um ano marcado por inúmeras tribulações de mercado, como elevados preços da reposição e dos insumos, remuneração da arroba com pequenos sinais de melhora e exportações com poucas definições reais quantos ao volume a serem enviados, é de se esperar um ano de menores margens para o pecuarista, seja ele produtor de animais a pasto ou em confinamento.

Para Rogério Coan, diretor técnico da Coan Consultoria, as perspectivas iniciais levam a um cenário de redução no número de animais confinados. “Nossas expectativas são da ordem de 7% de redução no número de animais confinados. Isso não implica em dizer que seja um ano ruim, mas um ano que forçará o pecuarista a ser mais eficiente na produção e na gestão técnica, comercial e econômica” informa.

O 11º Encontro Confinamento será aberto no dia 8 de março, com uma pré-conferência da Phibro, com participação gratuita. A série de palestras continua nos próximos dois dias com três painéis e uma mesa redonda. Entre os palestrantes estão o Prof. Dr Richard A. Zinn (Universidade da Califórnia/EUA), Rubén Barajas Cruz (Universidade Autonomo de Sinaloa/México), Lygia Pimentel (Agrifatto), João Paulo Bastos (JBS), Thiago Fernandes Bernardes (Universidade Federal de Lavras/MG), André Melo (gestor de mercado), Gustavo Resende Siqueira (pesquisador da Apta), Pablo Guiroy (Cargil Nutrição Animal), Danilo Grandini (Phibro), Maurício Palma Nogueira (Agroconsult), Daniel de Castro Rodrigues (consultor da Coan), Enrico Lippi Ortolani (diretor da FMVZ/USP), Rodrigo Albuquerque (Elanco) e Adolfo Fontes ( analista do Rabobank).

O painel Economia e Mercado trará perspectivas para tendências do mercado de insumos não commodities para 2016; instabilidade econômica – vantagens de se investir em tecnificação; tendências mercadológicas: desafios e oportunidades em 2016 e 2017; resultado financeiro do confinamento em 2016: redução dos recursos x maximização da receita e plano do voo 2016 e o que não pode faltar no seu check-list quanto à gestão produtiva e gestão da comercialização.

No painel Inovações Tecnológicas, serão debatidos temas como ganho em carcaça, acabamento e lucratividade: fatores convergentes ou antagônicos; taninos: uma nova visão de um antigo conceito; impacto do uso da silagem de grãos úmidos de milho nos resultados econômicos do confinamento e os novos avanços em manejo de silagens para sistemas de produção de carne.

Já o painel Gestão e Manejo discutirá como a gestão de riscos pode direcionar para a maior lucratividade e rentabilidade do confinamento; Plano Nutricional x tamanho corporal: quais as relações com os resultados técnicos e econômicos; convivendo com expectativa de preços de insumos em elevação: otimização da formulação de dietas com alimentos alternativos; inserção do confinamento no sistema de integração lavoura-pecuária – modelos de negócio; e impacto da sanidade no desempenho e econômico de animais confinados. Como acontece em todos os encontros, a mesa redonda deste ano discutirá o plano de voo da pecuária – a rota é segura para 2016?

As inscrições podem ser feitas no site http://gestaoconfinamento.com.br.

Fonte: NewsPrime

◄ Leia outras notícias