Bovinos Leite

Encadeamento Produtivo: clínica tecnológica aborda benefícios da produção do leite com qualidade

“Os benefícios da produção do leite com qualidade” é o foco de uma das clínicas tecnológicas promovidas pelo Sebrae/SC e Cooperativa Central Aurora Alimentos, por meio do Projeto Encadeamento Produtivo, no Itaipu Rural Show em Pinhalzinho, oeste catarinense, até sábado (31)


Publicado em: 30/01/2015 às 14:15hs

Encadeamento Produtivo: clínica tecnológica aborda benefícios da produção do leite com qualidade

As atividades visam transmitir orientações sobre os principais fatores que interferem na qualidade do leite para a comercialização, assim como os procedimentos de higienização, limpeza dos equipamentos, armazenamento do leite e sanidade dos animais.

Segundo o coordenador regional oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, o objetivo principal é a prevenção à fraude do leite. Dessa forma, serão apresentadas soluções sobre os aspectos preventivos em relação a este problema e produto e orientações para atendimento às normas exigidas.

O Encadeamento Produtivo visa impulsionar a competitividade e a inovação nas empresas de pequeno porte, a partir da necessidade de adoção de padrões técnicos e de qualidade definidos por empresas líderes das cadeias de valor. Para participar dessa parceria estratégica, a pequena empresa passa por melhoria na gestão, tecnologia de produção, processos inovativos e de menor impacto ambiental. Com o apoio do Sebrae, cada fornecedor aperfeiçoa seus serviços, cumpre exigências, condições e critérios demandados pelas grandes compradoras. Com um novo padrão de atendimento, micro e pequenos empreendimentos podem se inserir de forma competitiva na cadeia de valor das grandes empresas e gerar benefícios mútuos.

O programa beneficiará em um quadriênio 2.500 empresas rurais e mais de 400 micro e pequenas empresas urbanas fornecedoras de insumos das cadeias produtivas de leite, aves e suínos. Participam do projeto o Sebrae, Senar, Sescoop, Sicoob, Fundação Aury Luiz Bodanese e oito cooperativas agropecuárias – CooperAlfa, Itaipu, AuriVerde, Coolacer, Copérdia, Caslo, Cooper A1 e Coopervil.

O vice-presidente da Cooperativa Central Aurora Alimentos, Neivor Canton, ressalta que somente em 2014, foram atendidas 625 empresas rurais e 85 urbanas ligadas às cadeias produtivas de suínos, aves e leite. Entre as atividades desenvolvidas estão o diagnóstico das empresas que aderiram ao programa, cursos e consultorias no campo, cursos de gestão, clínicas tecnológicas, palestras, rodadas de negócios, sessões de negócios e missões empresariais, além de avaliação de empresas e participação em feiras de difusão tecnológica.

CLÍNICAS TECNOLÓGICAS

Além das clínicas tecnológicas com abordagem na “produção de leite com qualidade”, também serão realizadas clínicas sobre “Qualidade Total” com a abordagem dos Programas De Olho e Gestão da Qualidade, “Os benefícios da produção de leite”, “Suinocultura”, “Apicultura”, “Uva e vinho”, “Erva-mate”, “Olericultura”, “Ovinocultura”, entre outros. As atividades serão conduzidas por especialistas em cada setor.

ITAIPU RURAL SHOW

Promovido pela Cooperativa Regional Itaipu, no período de 28 a 31 de janeiro, o evento reúne mais de 340 expositores e um público estimado que supera 50 mil visitantes de todo País. “A feira tem contribuído significativamente para a evolução econômica e financeira das propriedades, respeitando o meio ambiente, enriquecendo o intercâmbio de saberes e, acima de tudo, valorizando o verdadeiro empresário rural”, ressalta o presidente da Cooperitaipu, Arno Pandolfo.

O Itaipu Rural Show tem como patrocinadores oficiais, o Sicoob Creditaipu, Ceraçá, Aurora e JW Construção. Conta também com o apoio do Sebrae, Prefeitura Municipal de Pinhalzinho, Funturismo, Turismo Sustentável e Infância, Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, Governo de Santa Catarina, Governo Federal, Epagri, Sescoop/SC e Senar.

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional

◄ Leia outras notícias