Maquinas e Implementos

Empresas de máquinas reconhecem incertezas e esperam estabilidade na Agrishow

Executivos de fabricantes falam em repetir feira de 2015 e reforçam discurso de perspectiva de longo prazo


Publicado em: 28/04/2016 às 19:30hs

Empresas de máquinas reconhecem incertezas e esperam estabilidade na Agrishow

As fabricantes de máquinas agrícolas Case e John Deere parecem ter combinado o discurso sobre as expectativas para a Agrishow 2016, em Ribeirão Preto (SP): no melhor cenário possível, a expectativa é de apenas repetir os resultados da feira do ano passado, como também espera a própria organização do evento.

"O primeiro dia da feira é sempre mais fraco, com menos visitas, mas recebemos grandes clientes. Estamos confiantes, viemos com a mesma presença na Agrishow que o ano passado. Se repetirmos o desempenho de 2015, seria um grande sucesso", estima o vice-presidente da Case para a América Latina, Mirco Romagnoli.

"A feira será o termômetro de como será o ano do agronegócio, tanto a parte política, de clima e a própria agricultura", complementa o diretor de marketing Christian Gonzales. A Case estima que as vendas de colheitadeiras manterão o mesmo desempenho do ano passado, enquanto os tratores devem ter queda de 30%.

Para Romagnoli, o momento é favorável para a compra, ainda que os agricultores estejam receosos. "Temos bons preços de commodities, taxas de juros abaixo da Selic. O que o produtor está esperando para comprar? Ninguém sabe o que vai ter no próximo ano-safra", questiona.

Rodrigo Bonato, diretor de vendas da John Deere, também afirma que as vendas devem estar alinhadas ao desempenho do ano passado. “Os investimentos que fizemos em capacitação de funcionários e nossa capilaridade de atendimento pelo país nos dão uma confiança em ter pelo menos um volume de vendas semelhante ao da feira de 2015.”

Uma aposta das duas montadoras para a Agrishow deste ano é nas máquinas para pequenos produtores, como os agricultores familiares com acesso ao Pronaf. Para atingir esse público, as fabricantes oferecem linhas de financiamento por meio de suas próprias instituições financeiras.

Longo prazo

Diante da situação atual turbulenta para os negócios, os executivos das duas companhias ressaltam a preocupação com o longo prazo, que dizem ser o foco dos investimentos em pesquisa e desenvolvimento. Eles lembram que os problemas políticos e econômicos passam e que o crescimento da agricultura brasileira é um caminho sem volta. Por isso, dizem, as empresas não alteraram os planos.

Mirco Romagnoli afirma que a Case fez o maior investimento da história da marca no Brasil este ano para o lançamento da linha 130 de colhedoras. "Pensamos a longo prazo, e o que tínhamos que fazer, fizemos. (Este ano) não será um ano fantástico, mas seguimos nos planejando a longo prazo", diz ele.

Sem desconsiderar que o estado é de alerta em relação a questões como câmbio, disponibilidade de crédito e confiança do produtor rural, ele acrescenta que o plano é continuar lançando produtos. “O produtor está receoso mesmo com as condições atuais favoráveis. Pode ser que as condições piorem, mas que ele fique mais confiante e compre. Por isso, é preciso olhar mês a mês”, explica Romagnoli.

Para Rodrigo Bonato, da John Deere, o fim desse mau momento nas vendas de máquinas já está próximo. Segundo ele, 2015 encerrou um triênio de começou com o bom desempenho de 2013, quando houve um pico de comercialização, e terminou com forte decréscimo nas vendas. Bonato lembra da importância do Brasil na agricultura global e na oferta de alimentos para demonstrar confiança.

“A aptidão agrícola do Brasil é inigualável. Devemos vender mais em breve, com o produtor querendo ser mais produtivo dentro da porteira, já que o que tem fora, como clima e preços, ele não pode controlar. Com essa demanda por tecnologia, os resultados devem aparecer a partir do segundo semestre deste ano e começo do próximo”, explica. “Focamos base agricultura, e não em cenário macroeconômico e político. Esperamos o triênio de ascendência no setor de máquinas”, diz.

Fonte: Globo Rural

◄ Leia outras notícias