Outros

Embrapa recebe visita de grupo agrícola internacional

Grupo Limagrain, segundo maior do mundo no mercado de sementes de hortaliças, tem interesse em aumentar a sua atuação no Brasil


Publicado em: 23/07/2014 às 16:50hs

Embrapa recebe visita de grupo agrícola internacional

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 47 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, recebeu hoje a visita de 11 representantes do Grupo Limagrain, um grupo cooperativo internacional, com sede na região francesa de Auvergne, que comercializa sementes para agricultores, horticultores e jardineiros amadores em praticamente todas as regiões do Globo. O Grupo Limagrain é hoje o segundo mais forte do mundo na comercialização de sementes de hortaliças e o quarto no mercado geral de sementes, incluindo soja, milho, cereais, girassol, e colza, entre outras culturas agrícolas.

O Grupo Limagrain tem 64% de sua atuação na Europa; 22% nas Américas; 7% na Ásia e 7% na África. Ao todo, mantém 8.200 funcionários e comercializa sementes para 140 países, com uma média de faturamento de cerca de dois milhões de Euros. No Brasil, mantém 165 empregados, duas empresas de sementes e alguns centros de pesquisa, mas a intenção do Grupo é ampliar a atuação no País, como afirmou o presidente do Comitê Científico, Daniel Chéron.

Além da comercialização de sementes, o Limagrain pretende investir de forma maciça na pesquisa agropecuária, especialmente em genética adaptada às condições brasileiras. Para isso, a parceria com a Embrapa é fundamental.

Segundo o gerente de Projetos de Pesquisa do Grupo no Brasil, André Costa, existe hoje uma cooperação forte com a Embrapa Hortaliças, especialmente nas áreas de identificação de patógenos e produção de sementes, principalmente de cenoura. Mas, o objetivo é estender essa parceria para outras unidades da Empresa, como a de Trigo, em Passo Fundo, RS, e a de Milho e Sorgo, em Sete Lagoas, MG.

Comitiva mostra interesse em sequenciamento do genoma do eucalipto

Na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, os representantes do Comitê Científico do Grupo Limagrain foram recebidos pelo chefe de TT. João Batista Teixeira, e depois visitaram o Prédio de Conservação de Recursos Genéticos, onde foram recebidos pelo pesquisador Marcos Gimenes, e o Laboratório de Genética Vegetal, no qual o pesquisador Dario Grattapaglia falou sobre as pesquisas de caracterização genética de plantas de interesse para o agronegócio brasileiro.

Um dos assuntos que despertou muito o interesse da comitiva foi o recente avanço científico obtido pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, noticiado pela revista britânica Nature no dia 19 de junho (número 7.505): o sequenciamento completo do genoma do eucalipto, uma espécie de grande importância para a economia brasileira, base da indústria florestal de celulose, papel, aço e produtos de madeira.

Essa foi a primeira vez que o Brasil participou da liderança do sequenciamento completo do genoma de uma planta. A iniciativa foi coordenada pelo pesquisador Dario Grattapaglia, em parceria com Alexander Myburg da Universidade de Pretória (África do Sul) e Gerald Tuskan, do Joint Genome Institute – JGI do Departamento de Energia dos Estados Unidos (DOE), e analisou o genoma de 640 milhões de pares de bases do eucalipto, com a participação de mais de 80 cientistas de 30 instituições em nove países.

Amanhã (23/07), eles visitam a Embrapa Hortaliças e depois seguem para Goiânia e Campinas, onde o Grupo Limagrain mantêm atividades de pesquisa e negócios.

Fonte: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia

◄ Leia outras notícias