Pesquisas

Embrapa comemora 45 anos revisando atuação com foco em megatendências do futuro

No próximo dia 26 a Embrapa vai celebrar 45 anos de história


Publicado em: 24/04/2018 às 13:10hs

Embrapa comemora 45 anos revisando atuação com foco em megatendências do futuro

A data será comemorada no dia 24, às 15 horas, no Auditório Assis Roberto de Bem, da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, em Brasília-DF, numa cerimônia simples, mas que será marcada por quatro novidades importantes. 

A primeira será o lançamento do documento “Visão 2030: o futuro da agricultura brasileira”, que consolida sinais e tendências globais e nacionais sobre as principais transformações na agricultura em questões científicas, tecnológicas, sociais, econômicas e ambientais e seus potenciais impactos. “Visão 2030” terá versões digital e impressa e oferecerá bases para o planejamento estratégico das organizações públicas e privadas de ciência, tecnologia e inovação (CT&I). Na Embrapa, vai, particularmente, subsidiar novas estratégias e prioridades da Empresa, a produção do próximo plano diretor e, consequentemente, o trabalho dos 2.448 pesquisadores da Empresa.

O segundo anúncio importante será o resultado do novo Balanço Social da Embrapa, que apontará um lucro social de R$ 37,18 bilhões em 2017, gerados a partir da adoção, pelo setor agropecuário, de 113 tecnologias e de cerca de 200 cultivares disponibilizadas pela Embrapa nesse último ano. Para cada real aplicado na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em 2017 foram devolvidos R$ 11,06 para a sociedade.

Outro lançamento será a coleção de 18 e-books que evidenciam a colaboração da Embrapa para ajudar o Brasil a atingir os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos em 2015 pelas Organizações das Nações Unidas (ONU), dentro da Agenda 2030 e que representam um conjunto de compromissos para superar os desafios da sustentabilidade da humanidade neste século. Cada e-book abordará os resultados e esforços da Embrapa em um dos ODS, trazendo o alinhamento da nossa programação para cada tema. Em março a Embrapa lançou o primeiro desses e-books, voltado para Água, durante 8º Fórum Mundial da Água 2018.

Olhares para 2030 é o título de uma plataforma digital que também será lançada no dia 24, que reunirá artigos de opinião de 90 especialistas de diferentes áreas de atuação, com projeções e expectativas de caminhos possíveis para o desenvolvimento sustentável da agricultura brasileira. Os artigos foram agrupados nas sete megatendências do documento Visão 2030, sintetizando as principais forças de transformação da agricultura brasileira para os próximos anos.

Publicações, apresentação de tecnologias e assinatura convênios

Além dos quatro lançamentos, a cerimônia de aniversário será marcada também pelo lançamento de três publicações de destaque: "Prosa com Eliseu" condensa entrevistas feitas pelo jornalista Jorge Duarte com o pesquisador Eliseu Alves; "Princípios Jurídicos da Inovação Tecnológica", do advogado Horácio Vale; e o e-book "Hortas em Pequenos Espaços", editado pela Embrapa Hortaliças.

Ainda será apresentado o e-Campo (página estruturada dentro do Portal que irá reunir, em um mesmo ambiente, todas as capacitações na modalidade a distância desenvolvidas pela Embrapa); o novo site do Labex USA, que destacará os 20 anos de criação do programa Labex; e também 14 tecnologias que acabam de chegar no mercado com grande potencial de impacto junto ao setor produtivo: SpecSolo, fossa séptica biodigestora adaptada para área de várzea, soja 5980IPRO, soja BRS 511, WebAmbiente, Inoculação de braquiárias com Azospirillum, Mel do Cerrado, Feijão BRS FC 104, Arroz BRS A501 CL, Arroz A702 CL, SISILPF, GeoInfo, solarizador de substrato para produção de mudas livres de nematóides e Sistema de Inteligência Territorial Estratégica da Macrologística Agropecuária Brasileira.

Seis convênios de parceiras estratégicas serão assinados na solenidade do dia 24. Com a Fundação de Apoio a Pesquisa do Distrito Federal (FAAP-DF) será assinado um Termo de Cessão de Uso e um Contrato de Cooperação-Geral para viabilizar a participação da Empresa no Parque Tecnológico de Brasília (Biotic). Com a Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), será formalizada a doação à União de área do Parque Estação Biológica para uso restrito da Embrapa e entregue Termo de Cessão de Uso de área para a Embrapa Cerrados.

A parceria com o Movimento Brasil Competitivo (MBC) será tema da celebração de um termo de cooperação, com o objetivo de viabilizar soluções digitais inovadoras para o agro e o compartilhamento de conhecimentos que estimulem criação de oportunidades para investimento no setor. Também será assinado um acordo de cooperação técnica com o Sistema Florestal Brasileiro (SFB) para estruturação de centros de referência em restauração ambiental e capacitação continuada, previstos no projeto "Regularização Ambiental de Imóveis Rurais na Amazônia e em Áreas de Transição para o Cerrado", financiado pelo banco de fomento alemão KFW.

Homenagens

Na programação dos 45 anos cinco personalidades serão homenageadas: um pesquisador da casa e quatro parceiros externos. Elíbio Leopoldo Rech Filho foi escolhido por conta do conjunto de resultados de sua atuação como cientista e também pelo reconhecimento internacional da pesquisa que comprovou a viabilidade do uso de soja geneticamente modificadas como biofábrica para produção, em larga escala, de uma proteína extraída de cianobactérias (também chamadas de algas azuis), eficiente contra o vírus que pode levar ao desenvolvimento da AIDS. Os quatro parceiros externos que receberão homenagens são: Paulo Hermann, presidente da John Deere no Brasil e membro da Associação Rede ILPF; João Martins, presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA); Teka Vendramini, produtora rural, membro do Núcleo Feminino do Agronegócio (NFA) e diretora executiva da Sociedade Rural Brasileira (SRB); e Mariana Vasconcelos, jovem empreendedora rural que criou aplicativo para tornar plantações 'inteligentes', possibilitando reduzir em até 60% consumo de água na irrigação.

A solenidade será transmitida pelo sistema de videoconferência da Embrapa e também ao vivo, via Facebook (facebook.com.br/embrapa). Representantes do Governo Federal, parlamentares, embaixadores e o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, são algumas das autoridades que estarão presentes, além de parceiros das iniciativas pública e privada, empregados e colaboradores da Embrapa.

Fonte: EMBRAPA

◄ Leia outras notícias