Capacitação

Embrapa abre inscrições para curso sobre micropropagação de plantas

O 11º Curso de Micropropagação de Plantas realizado pela Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, inova este ano com a oferta de duas turmas


Publicado em: 10/07/2014 às 08:20hs

Embrapa abre inscrições para curso sobre micropropagação de plantas

Os interessados – pesquisadores, professores, técnicos e estudantes de graduação e pós-graduação – podem escolher um dos dois períodos: 4 a 8 ou 11 a 15 de agosto.

“Como o curso tem muitas aulas práticas, optamos por turmas menores, com 20 pessoas, de forma a permitir que todos tenham a oportunidade de participar com maior conforto das aulas”, explica uma das coordenadoras, a pesquisadora Janay Almeida dos Santos-Serejo.

A micropropagação ou propagação vegetativa in vitro viabiliza a clonagem de várias espécies, permitindo a formação de indivíduos geneticamente idênticos a partir de células, órgãos ou pequenos fragmentos de uma planta matriz. É um procedimento de importância prática e potencial na agricultura, com especial enfoque na produção em larga escala de plantas praticamente isentas de patógenos, no intercâmbio de germoplasma, bem como na pesquisa básica, principalmente de citologia e fisiologia celular.

Programação

Coordenado também pelos pesquisadores Tatiana Góes Junghans e Antônio da Silva Souza, o treinamento vai orientar os participantes desde os aspectos técnicos da micropropagação de abacaxi, banana, bromélia, orquídea, mandioca e plantas medicinais até a organização e implantação de um laboratório de cultura de tecidos, os custos e a otimização de uma biofábrica.

O corpo de instrutores é formado por analistas e pesquisadores da Embrapa e professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e da Faculdade Maria Milza (Famam).

Além das aulas práticas no Laboratório de Cultura de Tecidos, a programação inclui visitas à Biofábrica da Campo Biotecnologia Vegetal, na área da Embrapa, e ao Orquidário “Orquilândia”, em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador.

Serviço:
Evento: 11º Curso de Micropropagação de Plantas

Período: 4 a 8 ou 11 a 15 de agosto (8h às 12h e 13h30 às 18h)

Local: Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA)

Número de vagas: 20 + 20

Público-alvo: pesquisadores, professores, técnicos e estudantes de graduação e pós-graduação.

Valor da inscrição: 300 a 500 reais para estudante e profissional, respectivamente (inclui roteiros das aulas práticas, certificado de participação, lanches e visita técnica).

Material didático opcional: 40 reais

Inscrições: serão registradas mediante preenchimento do formulário eletrônico disponível nos links abaixo e efetivadas após pagamento:

Turma 1: https://eventos.funarbe.org.br/detalhes/11%C2%BA-curso-de-micropropagacao-de-plantas---1%C2%AA-turma

Turma 2: https://eventos.funarbe.org.br/detalhes/11%C2%BA-curso-de-micropropagacao-de-plantas---2%C2%AA-turma

Mais informações: cnpmf.inscricao@embrapa.br , (75) 3312-8077 e http://www.cnpmf.embrapa.br/destaques/folder_Micropropagacao_2014.pdf

Fonte: Embrapa Mandioca e Fruticultura

◄ Leia outras notícias