Frigoríficos e Abatedouros

Embargo à BRF já impacta embarques

Unidade de produção da Perdigão, da BRF, é uma das embargadas


Publicado em: 21/03/2018 às 19:40hs

Embargo à BRF já impacta embarques

A suspensão das exportações de carne de aves a partir de dez unidades da BRF para a União Europeia deve ter um impacto significativo nos embarques brasileiros do setor neste mês, avalia o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra.

“Com certeza, teremos uma boa redução nos embarques, não sabemos de quanto pois não temos a informação de cargas que já estavam comprometidas, mas deve ser um volume significativo das exportações”, destacou o presidente da entidade.

Segundo Turra, se os embarques para a União Europeia não forem retomados com rapidez, a perspectiva é de uma retração ainda mais significativa. No ano passado, o Brasil exportou 323,6 mil toneladas no segmento, com receita de US$ 775 milhões para o bloco europeu.

Na última sexta-feira (16), o Ministério da Agricultura (Mapa) suspendeu as exportações de carne de aves de dez unidades da abate da BRF, a maior empresa do segmento no Brasil.

Carne Fraca

A Operação Trapaça, deflagrada neste mês pela Polícia Federal, revelou a investigação de alteração de laudos sanitários para ocultar a presença da bactéria salmonela em cortes de aves vendidos pelas unidades da companhia.

O presidente da ABPA criticou a decisão do Mapa de fazer um auto-embargo dos embarques a partir das unidades da BRF no Brasil.

“Acho que foi uma medida excessiva do ministério. Meu temor é que isso possa ganhar uma proporção ainda maior e que a decisão possa ser seguida por outros países. Mas vamos cobrar até o fim o retorno com urgência das exportações”, destacou.