Outros

EBDA implanta viveiro rústico de mudas florestais para assentados

Uma capacitação para fortalecer a educação ambiental de moradores do Projeto de Assentamento Moca, localizado no município de Campo Formoso/BA, foi realizada por técnicos de Assessoria Técnica Social e Ambiental (Ates), lotados na Gerência Regional de Senhor do Bonfim, no inicio do mês


Publicado em: 22/08/2012 às 11:10hs

EBDA implanta viveiro rústico de mudas florestais para assentados

Durante a atividade, direcionada a 18 famílias, foi criado um viveiro rústico na comunidade, que vai subsidiar a recuperação da mata ciliar do Rio Salitre por meio da produção de mudas agroflorestais.

A ação vai suprir a deficiência do assentamento em mudas agroflorestais, e criar autonomia dos agricultores assentados. No encontro, os técnicos orientaram os participantes a produzirem suas próprias mudas, tanto para a arborização e sombreamento da comunidade como para o reflorestamento de áreas onde as espécies foram devastadas.

Segundo a engenheira agrônoma da EBDA, Telma de Magalhães, a atividade vai proporcionar o exercício do trabalho coletivo entre os assentados. “A nossa intenção é, futuramente, fornecer mudas para o enriquecimento e diversificação dos quintais dos assentados que já trabalham com produção irrigada”, disse a técnica.

O viveiro rústico da comunidade produzirá mudas de aroeira do campo, nim, sabiá, umburana de cheiro, pinheira, palmeira, mulungu, moringa oleifera, goiabeira, dentre outras espécies. “As boas práticas para produção de mudas recomendam a construção de viveiros que propiciem material de qualidade e mais vigorosas,” complementou Magalhães.

De acordo com o técnico agropecuário da EBDA, Atila Rafael Soares, as capacitações contribuem para a melhoria da produção e do nível de conhecimento dos produtores. “A produção de mudas, pelos próprios assestados, é uma alternativa de baixo custo que, com certeza, ajudará tanto na economia como na qualidade dos cultivos desenvolvidos na comunidade”, ressaltou Soares.

Visando obter material botânico de qualidade, são observados critérios técnicos para a instalação dos viveiros, como local de instalação, disposição de forma regular e ambiente favorável as plantas, e para a produção, como qualidade das mudas, sanidade e manejo, dentre outros itens. “É fundamental o acompanhamento do processo de produção, para quando as plantas forem transplantadas em local definitivo, apresentarem um bom desenvolvimento”, comentou o engenheiro Marcondes Martins, um dos responsáveis pela ação.

Fonte: SEAGRI BA - Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária

◄ Leia outras notícias