Gestão

Dow AgroSciences e Grupo Roncador firmam parceria para promover melhoria produtiva no Vale do Araguaia

Iniciativa faz parte do programa de mitigação da pegada de carbono dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e tem como objetivo promover a recuperação de pastagens degradadas no Mato Grosso


Publicado em: 26/11/2015 às 15:00hs

Dow AgroSciences e Grupo Roncador firmam parceria para promover melhoria produtiva no Vale do Araguaia

Líder no segmento de herbicidas para pastagens, a Dow AgroSciences utilizará sua expertise de mais de 50 anos de tradição no mercado para promover, em parceria com o Grupo Roncador, o aumento sustentável da produtividade na pecuária no Vale do Araguaia (MT).

O Projeto Carbono Araguaia é uma iniciativa inovadora de monitoramento da redução de emissões de gases de efeito estufa a partir da adoção de práticas de pecuária sustentável. Esse projeto faz parte do Programa LIDERAR (Programa de Desenvolvimento Regional Sustentável no Vale do Araguaia), implementado pelo Grupo Roncador no Vale do Araguaia, que promove a integração produtiva entre criadores da região para a recuperação de pastagens degradadas, regularização ambiental, rastreabilidade, diferenciação do produto e melhor rentabilidade.

O objetivo do projeto é mitigar as emissões de carbono de aproximadamente mil hectares de propriedade da Agropecuária Água Viva, localizada no município de Cocalinho (MT), e de pelo menos outros 50 mil hectares de pastagens pertencentes a fazendas de pecuária da região. O programa conta ainda com apoio da Associação Nacional dos Confinadores (Assocon) e do Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS).

“O Brasil é uma potência do agronegócio e tem um papel importante na segurança alimentar para um mundo em crescimento”, diz Roberto Risolia, líder de Sustentabilidade da Dow Agrosciences. “Nosso objetivo é apoiar e desenvolver práticas sustentáveis e tecnologias que permitam aos agricultores e pecuaristas melhorar seu negócio, expandir a produção de alimentos, além de otimizar o uso dos recursos naturais.”

O programa conta com o suporte tecnológico, assistência técnica e operacional da Dow AgroSciences para promover a melhoria das pastagens e da produtividade pecuária. Para a análise da mitigação dos gases do efeito estufa será utilizada a ferramenta do GHG Protocolo Agricola, uma metodologia pioneira na pecuária desenvolvida pelo World Resource Institute (WRI). Os benefícios climáticos apurados com as medidas de redução adotadas no Projeto Carbono Araguaia serão disponibilizados ao programa de mitigação da pegada de carbono dos Jogos Olímpicos Rio 2016, liderado pela Dow.

A parceria com a Agropecuária Água Viva Ltda, empreendimento de pecuária do Grupo Roncador no Vale do Araguaia (MT), será firmada durante o Seminário Interno do Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS), a ser realizado em 24 de novembro, no auditório da Dow Brasil, em São Paulo, com a presença de Welles Pascoal, presidente da Dow AgroSciences, e Caio Penido Dalla Vecchia, diretor de Novos Negócios e Sustentabilidade do Grupo Roncador.

Fonte: Dow AgroSciences

◄ Leia outras notícias