Agricultura Familiar

Divulgada lista de contemplados no PGPAF no mês de março

A Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) divulgou, no último dia 7, a lista dos produtos contemplados no mês de março pelo Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF) conforme a portaria de nº 137


Publicado em: 15/03/2018 às 09:00hs

Divulgada lista de contemplados no PGPAF no mês de março

Os agricultores têm direito ao valor dos bônus de desconto a ser concedido nas operações e parcelas de crédito rural que serão objeto de pagamento ou amortização pelos mutuários no período de 10 de março de 2018 a 09 de abril de 2018, por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Neste mês, entraram na lista do PGPAF 23 culturas, sendo elas: abacaxi, alho comum, arroz em casca natural, babaçu (amêndoa), banana, batata, borracha natura cultivada, cacau (amêndoa), cana-de-açúcar, cara-inhame, erva mate, feijão caupi, laranja, leite, manga, maracujá, mel, milho, sorgo, trigo, triticale e uva, além da cesta de produtos que se destina a operações de investimento que não possuem um produto principal ou que não estejam incluídos na lista do programa. Para esses cultivos os descontos são calculados por meio de uma média ponderada do feijão, leite, mandioca e milho.

Os estados que integram a lista deste mês são: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Os preços de mercado e os bônus de desconto previstos na portaria referem-se ao mês de fevereiro de 2018, e chegam a mais de 57%, como é o caso do feijão caupi para os agricultores do estado do Mato Grosso. Os descontos de todos os cultivos são calculados mensalmente pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e divulgados pela Sead.

Confira a tabela abaixo com os produtos contemplados no mês de março de 2018:




Fonte: Assessoria de Comunicação Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário

◄ Leia outras notícias