Arroz

Dia de Campo sobre Sistemas Integrados de Produção em Terras Baixas vai discutir a sustentabilidade da lavoura orizícola no estado

No dia 06 de agosto, será realizado em uma propriedade do município de Cristal (Fazenda Corticeiras) o 2º Dia de Campo “Sistemas integrados de produção agropecuária em terras baixas – investigando alternativas para o uso da várzea”


Publicado em: 31/07/2014 às 13:00hs

Dia de Campo sobre Sistemas Integrados de Produção em Terras Baixas vai discutir a sustentabilidade da lavoura orizícola no estado

O objetivo do encontro é discutir e apresentar oportunidades de formatação de sistemas de produção para a produção de arroz, buscando sustentabilidade ambiental, produtiva e econômica. Para isso serão demonstradas sete estações, com diferentes modelos de produção, que incluem azevém, soja, milho, sorgo forrageiro, trevo branco e cornichão, bem como outras demonstrações tecnológicas. São cinco sistemas de produção que envolvem desde o cultivo continuado do arroz até sistemas compostos por rotações mais curtas ou mais longas com o arroz, com menor ou maior grau de diversificação das culturas em rotação com o arroz.

Um dos palestrantes será o pesquisador da Embrapa Pecuária Sul Danilo Sant´Anna, responsável por apresentar a terceira estação experimental realizada na propriedade . O pesquisador abordará o manejo das espécies forrageiras utilizadas no experimento e as aplicações práticas dos resultados obtidos com o projeto diretamente na fazenda. Estão sendo testadas pastagens anuais de inverno (azevém - BRS Ponteio) e anuais de verão (Capim Sudão - BRS Estribo). Serão discutidos aspectos de manejo das mesmas nas áreas de terras baixas bem como as diferentes possibilidades de inserção destas forrageiras nos sistemas produtivos testados e na própria fazenda onde o experimento é desenvolvido. Apesar de se apresentar pontualmente algumas tecnologias isoladas, a abordagem dos conteúdos será em função do contexto de cada sistema de produção estudado, visando discutir as diferenças entre os mesmos, e os aspectos que envolvem o olhar sistêmico da atividade agropecuária em terras baixas.

Os experimentos foram iniciados em março de 2013 e seguem até 2023 buscando avaliar ao longo deste período, as variáveis diversidade e intensidade para representar modelos de produção para os diferentes cenários nas terras baixas do estado. Os investimentos para os estudos provêm de uma parceria público-privada entre Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Embrapa, Serviço de Inteligência em Agronegócios (Sia), Instituto Rio-Grandense do Arroz e Fazenda Corticeiras, onde acontecerá o dia de campo.

As estações discutirão os seguintes temas: Estação 1 – Sistemas de produção para a várzea, resultados das lavouras de verão; o plantio direto como alicerce de sistemas integrado – responsáveis: Felipe Carmona e Ibanor Anghinoni - UFRGS. Estação 2 – Produção forrageira e desempenho animal no período 2013/2014: o desempenho animal como catalizador de processos em sistemas integrados – responsáveis: Tiago Barros e Paulo C.F. Carvalho – UFRGS. Estação 3 – Manejo das espécies forrageiras do experimento e aplicações práticas na fazenda - responsável: Danilo Menezes Sant´Anna - Embrapa Pecuária Sul. Estação 4 – O protocolo ambiental no contexto do programa ABC – responsáveis: Davi Teixeira- SAI e Jamir L.S.Silva – Embrapa Clima Temperado. Estações 5, 6 e 7 – Demonstrações tecnológicas (Yara Fertilizantes Truetest, Farm´s Group ). A fazenda Corticeiras se localiza na BR 116, Km 418, município de Cristal, RS, e as atividades se iniciam às 13 horas.

Fonte: Embrapa Pecuária Sul

◄ Leia outras notícias