Pastagens

Dia de Campo mostra estratégias de adubação de pastagem e gestão eficiente

Atividade faz parte do Programa Mais Inovação do SENAR/MS e acontece dia 29, em Jaraguari


Publicado em: 28/06/2017 às 12:20hs

Dia de Campo mostra estratégias de adubação de pastagem e gestão eficiente

Ferramentas de gestão para uma propriedade rural sustentável. Este é o tema da palestra que apresentará os resultados do programa Mais Inovação, oferecido pelo SENAR/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, no dia de campo em uma propriedade rural em Jaraguari. A iniciativa é do departamento de ATeG – Assistência Técnica e Gerencial do SENAR/MS, em parceria com o Sebrae e com o apoio do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS.

Para o presidente do Sistema Famasul, Mauricio Saito, o evento oportuniza aos produtores rurais um avanço no conhecimento tecnológico do setor podendo levar a um crescimento de produção. “O mais importante de um evento como este é a transferência de informação daquilo que temos feito e tem dado certo durante esses anos de trabalho”, ressalta.

Na ponta produtiva, no contato direto com o produtor, o técnico de campo do SENAR/MS, Rubens Amaral, destaca e comprova a importância de iniciativas como o dia de campo. “São três anos de trabalho na propriedade. Serão apresentados os dados de 2016, mostrando as técnicas de adubação feitas no início e como a gestão tornou-se mais eficiente. O reflexo disso está no pasto e, consequentemente, no gado”.

O evento vai acontecer na Fazenda São Jorge, onde a atividade é voltada para recria e engorda de machos e fêmeas. O proprietário, Roney Domingues, explica que o patamar da propriedade evoluiu muito com o auxílio da ATeG. “Não uso mais ração para alimentação dos animais, só forragem e sal mineral. A diferença está no ganho de peso do rebanho, que é muito melhor, tanto que os animais são abatidos com 24 meses”, diz.

Além do estudo de caso da propriedade rural, a programação do Dia de Campo vai abranger uma palestra sobre estratégias de adubação e manejo de pastagens, com o pesquisador da Embrapa Gado de Corte, Ademir Hugo Zimmer.

Sobre o Mais Inovação - O programa Mais Inovação, uma das linhas de atuação da ATeG do SENAR/MS, reformulou as diretrizes de atendimento com objetivo de intensificar o foco na gestão produtiva e econômica da propriedade rural. A equipe técnica atende 159 produtores em 29 municípios de Mato Grosso do Sul, atuando na inserção de inovação tecnológica no campo, nas diversas áreas dos conhecimentos voltados à produção, focando sempre no resultado, através de orientações na aptidão de uso do solo, oportunidades de produção e gestão.

Serviço:

  • Dia de Campo Mais Inovação
  • Data: 29 de junho (quinta-feira), a partir das 7h30
  • Local: Fazenda São Jorge – Jaraguari/MS
  • Como chegar: Saindo de Campo Grande pela BR-262 sentido Ribas do Rio Pardo, seguir por cerca de 20 Km e virar à esquerda na estrada vicinal da linha férrea. Continue em frente na estrada vicinal, conforme indicações das placas por 18,4 Km até a sede da Fazenda São Jorge.
  • Informações: (67) 3320-6930

Fonte: Senar - Assessoria de Comunicação do SENAR/MS

◄ Leia outras notícias