Caprinos e Ovinos

Desenvolvimento da cadeia da ovinocultura é tema de dois eventos na semana

Durante a semana, a Embrapa Pecuária Sul promove dois eventos para discutir o desenvolvimento da ovinocultura na região Sul do país.


Publicado em: 10/01/2017 às 14:10hs

Desenvolvimento da cadeia da ovinocultura é tema de dois eventos na semana

Durante a semana, a Embrapa Pecuária Sul promove dois eventos para discutir o desenvolvimento da ovinocultura na região Sul do país. Na quarta-feira (11/01), em conjunto com a Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco), será realizada a terceira edição do “Ovinocultura em Debate”, no parque da Associação Rural de Bagé. Já na quinta-feira (12/01), será realizada a primeira reunião da equipe do projeto Apoio a Organização da Cadeia da Carne Ovina na região Sul do Brasil (OVINOSUL).

Dentro da programação da Agrovino, o seminário “Ovinocultura em Debate”, tem início marcado para as 09 horas. Na programação da manhã está prevista a palestra do economista da Fundação de Economia e Estatística Carlos Paiva que vai abordar o tema “Desenvolvimento regional e o papel da ovinocultura a partir do caso do APL Alto Camaquã”. Na sequência, o chef de cozinha Marcos Livi fala sobre as tendências no consumo de carne ovina no Brasil e no mundo. A terceira palestra será da pesquisadora da Embrapa Pecuária Sul Élen Nalério, que vai discorrer sobre agregação de valor à carne ovina, apresentando resultados recentes de pesquisas. Para fechar a manhã, o presidente da Associação para o Desenvolvimento Sustentável do Alto Camaquã (ADAC), vai falar sobre as estratégias de organização dos produtores de ovinos daquela região.

O evento continua no período da tarde, quando terá espaço reservado para a apresentação da situação da ovinocultura nos três estados do Sul. Outro tema que será discutido é a formatação de um programa de bem-estar animal voltado para ovinos. Para finalizar, representantes do Ministério da Integração Nacional vão apresentar o projeto de realizar um diagnóstico dos principais polos de produção ovina do país, sendo que duas regiões do Rio Grande do Sul foram escolhidas para participar do levantamento: o Alto Camaquã e a Fronteira Oeste.

Já no dia 12, os trabalhos serão com os participantes do projeto Ovinosul. Liderado pelo pesquisador Marcos Borba, o projeto tem como objetivo principal a organização da cadeia produtiva da carne ovina na região Sul do Brasil, com benefícios para todos os elos dessa cadeia. Segundo Marcos Borba, um dos assuntos que serão debatidos é a formação de uma rede de inovação da ovinocultura. ”Estaremos discutindo a consolidação de uma estratégia de inovação aberta em apoio à atividade ovina do sul do Brasil contando com a participação do conjunto de instituições públicas e privadas ligadas a esta atividade”, salientou Borba.

Fonte: Embrapa Pecuária Sul

◄ Leia outras notícias