Análise de Mercado

Desempenho das carnes na quarta semana de julho

Mesmo não tendo alcançado o bom resultado do período inicial do mês, na quarta semana de julho (19 a 25, cinco dias úteis) as exportações de carnes recuperaram-se em relação às duas semanas anteriores


Publicado em: 28/07/2015 às 11:40hs

Desempenho das carnes na quarta semana de julho

Dessa forma, fecharam os primeiros 18 dias úteis do mês (de um total de 23 dias úteis) com receita média diária de US$63,607 milhões, valor que embora 9,2% menor que o do mesmo mês de 2014, é 1,7% superior ao de junho passado.

Em valores relativos, a maior contribuição para esse aumento vem da carne suína, cujo volume até aqui embarcado sinaliza, para a totalidade do mês, incremento de 30% sobre o mês anterior e de mais de 50% sobre julho de 2014, com reflexos também significativos sobre a receita (+28% e +12%, respectivamente).

Embora também crescentes as exportações de carne de frango registram índices menores de evolução. Ou adicionais de volume de 12% e de 23% sobre, respectivamente, o mês anterior e o mesmo mês de 2014, o que tende a resultar em aumentos de, também respectivamente, 9% e 3% na receita cambial.

Porém, em valores absolutos, a carne de frango é quem propicia a maior contribuição para o aumento da receita cambial das carnes. Pois, considerados os resultados dos primeiros 18 dias úteis de julho, sinaliza para a totalidade do mês volume superior a 415 mil toneladas e receita da ordem de US$690 milhões, novos recordes do setor.

Nesse cenário, a carne bovina é a que registra expansão mais moderada. Considerados os números atuais, tende a apresentar ligeiro aumento em relação ao mês anterior (+2,5% no volume; +7% na receita). Mas em relação a julho de 2014 permanece com números negativos tanto no volume como na receita, com reduções superiores a 20%.

Fonte: Avisite

◄ Leia outras notícias