Aveia, Trigo e Cevada

Deral eleva estimativas para safra de inverno no PR

Maior parcela das lavouras paranaenses está na fase de floração ou frutificação


Publicado em: 01/08/2014 às 16:30hs

Deral eleva estimativas para safra de inverno no PR

O Departamento de Economia Rural (Deral), vinculado à Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento do Paraná (Seab), atualizou nesta quinta-feira (31) as estimativas para a safra de inverno do estado. Os aumentos mais expressivos ocorreram nas previsões de produção de trigo e milho.

Caso as estimativas do órgão se confirmem, o Paraná vai colher 4,04 milhões de toneladas de trigo neste inverno, índice 1% superior ao previsto no relatório divulgado em junho. A área também foi revisada para cima em 1,4%, para 1,35 milhão de hectares. A condição da maioria das lavouras (84%) é boa, e a maior parcela está em fase de floração ou frutificação (55%).

No caso do milho safrinha a expectativa é produzir 10,2 milhões de toneladas ou 2,7% mais do que a projeção do mês anterior, mesmo com área reduzida. Em uma semana a colheita do grão avançou 16 pontos porcentuais, chegando a 46% do 1,9 milhão de hectares plantados. Os técnicos do Deral indicam que 93% das lavouras estão em boas condições, e 15% da produção já está comercializada.

Com a atualização dos números, o Deral a previsão total da safra de inverno do estado, que contempla culturas como feijão, soja, aveia, canola, centeio cevada foi ajustada para 20,3 milhões de toneladas.

Fonte: Gazeta do Povo

◄ Leia outras notícias