Outros

Deputados anunciam na Megaleite criação da Frente Parlamentar do Leite

A Megaleite 2015 foi aberta oficialmente nesta terça-feira (30/06/15), em Uberaba (MG), com a presença de diversas autoridades, criadores e lideranças do setor pecuário


Publicado em: 02/07/2015 às 13:40hs

Deputados anunciam na Megaleite criação da Frente Parlamentar do Leite

Durante a solenidade, alunos do Instituto dos Cegos do Brasil Central fizeram apresentação musical. O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Jônadan Ma, destacou a importância do setor leiteiro para a economia nacional e a necessidade de políticas públicas que promovam melhorias na produção de leite.

O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, João Cruz Reis Filho, anunciou que os cerca de 1.200 rebanhos leiteiros atendidos pelo Minas Pecuária participarão como rebanhos colaboradores do Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando e de programas de outras raças. Com isso, esses criadores receberão gratuitamente doses de sêmen de touros dos Testes de Progênie, garantindo a melhoria genética de seus rebanhos.

Durante a solenidade de abertura, ocorreu a entrega do Mérito Girolando ao deputado federal Marcos Montes, o chefe-geral da Embrapa Gado de Leite Paulo do Carmo Martins e aos criadores Ilza Kefalás Oliveira, Avelino Antunes, Sérgio Reis Peixoto e Roberto Antonio P. Melo de Carvalho.

O cenário da pecuária leiteira no Brasil foi tema da palestra do engenheiro agrônomo e coordenador do Milkpoint Marcelo Pereira de Carvalho. Segundo ele, o setor apresentou crescimento importante, perdendo apenas para a soja nos últimos oito anos. Na sequência, ocorreu a audiência pública da Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Os deputados estaduais da Comissão anunciaram a criação da Frente Parlamentar da Cadeia Produtiva do Leite, que será presidida pelo deputado Antônio Carlos Arantes. O deputado Antônio dos Reis Lerin anunciou a instituição do Dia Estadual do Leite em Minas Gerais, que será comemorada em 1º de junho, mesma data do Dia Mundial do Leite. Segundo Lerin, conjuntamente ocorrerá a Semana do Leite. Já foram realizadas 15 audiências públicas este ano em Minas Gerais, sendo tratados problemas como liberação dos créditos do ICMS para as cooperativas, gasoduto, limite para importação de leite.

Concurso Leiteiro de Girolando

O concurso leiteiro da raça Girolando na Megaleite 2015 começou nesta terça-feira (30/06/15) no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG). A primeira ordenha das 21 fêmeas participantes aconteceu às 14h. Serão realizadas mais 9 ordenhas até o dia 3 de julho, quando serão anunciadas as grandes campeãs. A Megaleite 2015 acontece de 30 de junho a 4 de julho.

Fonte: Assessoria de Comunicação Megaleite

◄ Leia outras notícias