Frigoríficos e Abatedouros

Demanda por carne abre oportunidades para produtor brasileiro

O Brasil líder mundial na exportação de carne, é um dos principais países credenciados a abastecer os mercados asiáticos e africanos na próxima década


Publicado em: 29/08/2014 às 18:30hs

Demanda por carne abre oportunidades para produtor brasileiro

O aumento da renda e da população nos centros urbanos asiáticos, vai fazer com que a demanda por aves, bovinos, Suínos e ovinos cresça em ritmo maior do que a por produtos agrícolas, de agora até 2023, segundo relatório da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

A agropecuária brasileira tem potencial e tecnologia para fornecer da produção adicional necessária para atender a mercados que passaram a buscar uma alimentação mais nobre, após melhorarem de vida. O índice de insegurança alimentar no mundo vem diminuindo a cada ano, com milhões de pessoas saindo da linha da pobreza e passando a consumir carne, leite, ovos e derivados - explica Adriano Mallet consultor da Cycloar, empresa do setor de armazenagem de grãos.

O relatório Perspectivas Agrícolas 2014-2023 FA, da FAO, divulgado em Roma, mostra que 75% da produção agropecuária adicional a ser consumida no mundo será suprida por países da Ásia e da América Latina.

O Brasil é a menina dos olhos dos compradores internacionais. Maior exportador de carne bovina e de aves o País tem um momento privilegiado.

A procura mundial por carnes irá sustentar preços firmes no mundo, com possibilidade de chegar em níveis recordes, o que implica no aumento da produção de grãos que alimenta os animais em confinamento explica Mallet. Para aumentar a produção de carne será necessária maior quantidade de grãos e, consequentemente, mais insumos. É um eixo de crescimento e desenvolvimento que poderemos aproveitar explica André Rorato da lstractor, fabricante de tratores coreanos que chegou ao Pais e já comercializou mais de 50 unidades para o Mato Grosso.

No ano passado, as exportações brasileiras de aves, bovinos e Suínos somaram mais de US$ 16,5 bilhões. Mercados produtores, como o Mato Grosso e Rio Grande do Sul, serão beneficiados com esse aumento de consumo. Este mês a agropecuária nacional ganha evidência com o início da 37ª Expointer, uma das principais feiras do setor. O evento, no parque Assis Brasil, em Esteio, começa no próximo sábado, atraindo olhares de dentro e fora do País.