Outros

DDA - Boletos eletrônicos vencidos poderão ser pagos no BB

Desde o dia 23 de março, o Banco do Brasil recebe pagamentos via DDA de títulos vencidos emitidos por qualquer banco


Publicado em: 29/03/2012 às 13:40hs

DDA - Boletos eletrônicos vencidos poderão ser pagos no BB

Agora os clientes do BB que estão cadastrados no DDA podem pagar uma conta vencida emitida por qualquer instituição financeira pelos canais de autoatendimento do BB. Com a inclusão dos débitos vencidos no DDA, haverá maior segurança para os clientes, pois não será necessário ir pessoalmente às agências bancárias com o dinheiro em mãos.

Outra vantagem é que os valores dos juros e atualizações devidas são feitos automaticamente uma vez que as informações são cadastradas diretamente pelo banco cedente, o que diminuirá erros na hora do cálculo dos encargos.

O DDA foi criado para permitir o recebimento eletrônico de boletos, utilizando canais de autoatendimento. Após o cadastramento, o cliente recebe os boletos eletronicamente podendo consultar e efetuar pagamentos na internet, celular e terminais de autoatendimento. Além de contribuir para a eficiência do sistema financeiro, o DDA no BB desempenha papel fundamental para o cumprimento das ações de Responsabilidade Sócio-Ambiental (RSA) ao reduzir o consumo de papel com a inibição da impressão de boletos. Desde sua implementação, o BB deixou de imprimir cerca de 105 milhões de boletos, o que proporcionou a economia de mais de 49 milhões de litros d’água, 27 mil árvores, 2,45 milhões de kW/h de energia e deixou de jogar no ar mais de 7,8 toneladas de Co2. 

Para usar o serviço, o cliente precisa estar cadastrado como sacado eletrônico no Banco do Brasil. Após o cadastramento, o BB passa a encaminhar os boletos eletronicamente, informando-o através do correio eletrônico ou mensagem no celular. O Banco do Brasil estima que, com o novo serviço, 6 milhões de títulos vencidos sejam liquidados pelo DDA.

Outra novidade do DDA recém lançada no BB é o Agendamento Automático. O novo atributo possibilita aos sacados eletrônicos programar o débito dos boletos DDA de forma personalizada e automatizada, garantindo ao cliente maior flexibilidade e segurança no pagamento de seus compromissos.

DDA no BB

O BB fechou o ano de 2011 com 1,2 milhões de adesões ao DDA, o que corresponde 17% de market share entre as instituições financeiras. A maioria dos sacados eletrônicos do mercado é pessoa física, enquanto no BB houve um incremento nas adesões de empresas que, até dezembro de 2011, correspondiam a 18% de todos os sacados do Banco enquanto o mercado registrava 10% de adesões pessoas jurídicas.

Desde o lançamento do DDA , em outubro de 2009, o volume de obrigações emitidas pelo BB foi de aproximadamente R$ 335 billhões que representa 28% das obrigações DDA emitidas no mercado.

Para Antonio Mauricio Maurano, diretor da área Comercial do BB o DDA tem potencial de crescimento. “Temos cerca de 15,8 milhões de clientes que receberam boleto de cobrança com registro, mas não são sacados eletrônicos. Com a inclusão da possibilidade de liquidar boletos vencidos, estima-se um incremento de novas adesões de sacados eletrônicos na ordem de 10%”, afirma o diretor.

O BB disponibiliza os mais variados canais para cadastramento, visualização e pagamento das obrigações DDA, como o autoatendimento internet pessoa física, o gerenciador financeiro e o autoatendimento setor público, além dos terminais de autoatendimento.

Fonte: Assessoria de Imprensa BB

◄ Leia outras notícias