Capacitação

DB promove evento técnico com integrados de UPL`s da Cooperitaipu

A DB Genética Suína realizou evento de atualização técnica direcionado a todos os integrados de UPL`s (Unidades de Produção de Leitões) da Cooperitaipu, dia 10 de novembro, na sede da cooperativa, em Pinhalzinho, SC


Publicado em: 25/11/2015 às 08:45hs

DB promove evento técnico com integrados de UPL`s da Cooperitaipu

Uma das apresentações abordou os “novos patamares e novas oportunidades em ganhos zootécnicos”. A outra palestra focou a “qualidade do trabalho no setor de maternidade”.

As palestras destacaram, principalmente, os atuais patamares técnicos trabalhados pela DB Genética Suína e o que pode-se fazer para atingi-los. “Existem formas simples, mas não simplistas, de chegar aos resultados que vemos na Dinamarca, Espanha, além de outros países europeus e mesmo no Brasil”, destacou o Médico Veterinário e Gerente Técnico da DB, Geraldo Shukuri. “Discutimos novas técnicas, que podem ser habilitadas e inseridas no nosso meio com grande sucesso a fim de melhorar os resultados”, complementou o Médico Veterinário e Gerente Técnico e Comercial, Rafael Martini.

O trabalho foi conduzido pela equipe da DB Genética Suína, representada por Rafael de Martini e Geraldo Shukuri. Daniel Simon, da Cooperitaipu também atuou na organização do evento. Participaram da atualização técnica ainda o presidente da Cooperitaipu, Arno Pandolfo, e o gerente de agropecuária da cooperativa, Fernando Rohr.

Shukuri destacou que estas palestras serão realizadas para vários outros clientes do Sul do Brasil, especialmente em Santa Catarina e Paraná com a ideia de que “é possível reduzir a diferença entre os resultados médios das granjas em relação aos índices atingidos pelos melhores”. De acordo com o banco de dados da DB, coletados em clientes da empresa, com base em 152.476 matrizes e 180.060 partos avaliados, a média de nascidos totais (NT) foi de 15,5. O potencial de produtividade das linhagens comerciais DB90 pode ser observado quando destacamos as 10% melhores granjas do mesmo banco, 16,8 NT.

Cooperitaipu inaugura multiplicadora 100% DB Genética Suína

Granja multiplicadora com 100% DB Genética Suína foi inaugurada dia 17 de outubro pela Cooperativa Regional Itaipu. Localizada em Linha Alto Solteiro, Saudades, SC, a unidade com 7.450m² de área construída, aloja 500 matrizes e 14 reprodutores DB Genética Suína. No total, são quatro mil animais para atender a demanda da cooperativa, integrada à Aurora Alimentos.

"Para nós da DB Genética Suína, é uma enorme satisfação presenciar a inauguração desta granja multiplicadora com avós DB da Cooperitaipu. Isso nos motiva cada vez mais a mostra a perfeita sintonia entre a excelente capacidade técnica e gerencial da equipe da Cooperitaipu com a grande capacidade de produção e produtividade da genética DB”, afirma o gerente nacional da DB Genética Suína, Mário Pires de Moraes. “Temos a convicção que teremos cada vez mais e melhores animais produzidos aqui, servindo de benchmarking de produtividade para toda a região" destaca.

Conforme o diretor de agropecuária da Aurora, Marcos Zordan, o investimento da cooperativa em genética dá a oportunidade para que seu integrado tenha um melhor rendimento. “A genética DB tem dados bons resultados, proporcionado ao produtor um ganho real cada vez melhor”.

Segundo o presidente da Cooperitaipu, Arno Pandolfo, a opção pela genética DB deu-se devido aos resultados apresentados. “Esperamos que as produtividades atingidas nas multiplicadoras possam ser alcançadas pelos produtores”.

Conforme o gerente de suinocultura da Aurora, Valdir Schumacher, um bom material genético proporciona excelentes retornos para a cooperativa e para o produtor. “Hoje a suinocultura é embasada em quatro pilares: genética, nutrição, sanidade e manejo. Estamos trabalhando com uma das melhores genéticas do mundo, assim como nutrição, manejo e sanidade”.

“Esta multiplicadora 100% genética DB vai atender nossa integração. Esta é a genética mais adequada ao que a gente procura, uma genética que alia prolificidade e retorno econômico", afirmou o coordenador técnico de suinocultura na Cooperitaipu, Daniel Matias Simon. Ele lembrou que a cooperativa trabalha há anos quase que exclusivamente com a DB.

Médico veterinário responsável pela Granja da Cooperitaipu, Daltro Rabaiolli, destaca os bons resultados alcançados com a DB Genética Suína. “Em nosso trabalho com a genética DB nós temos bons resultados. Com isso, pretendemos fornecer a nossos integrados animais de boa qualidade e que apresentem bons resultados em todo o seu ciclo de produção”.

Referência mundial em genética suína, a DB conta com uma estrutura de mais de 10 mil matrizes próprias de linhas puras e 35 mil fêmeas em multiplicação na pirâmide genética, povoando granjas em todo território nacional, alterando os referenciais de produtividade com alto impacto no resultado econômico. O grupo DB, sediado em Patos de Minas, repete no Brasil o mesmo sucesso da parceira dinamarquesa DanBred, que representa o segmento de melhoramento genético da mais organizada e mais produtiva suinocultura mundial.

Fonte: Panty Assessoria

◄ Leia outras notícias