Capacitação

Cursos profissionalizantes sobre biodigestores e geração de energia estão com inscrições abertas

O Centro Internacional de Energias Renováveis-Biogás (CIBiogás) está formando novas turmas para os cursos de Fundamentos do Biogás, Operacionalização de Biodigestores e Biogás para Geração de Energia Elétrica


Publicado em: 20/04/2018 às 15:00hs

Cursos profissionalizantes sobre biodigestores e geração de energia estão com inscrições abertas

Com carga de 40 horas, os cursos são oferecidos totalmente a distância, têm tutoria especializada e duração média de cinco semanas. As inscrições devem ser feitas pelo endereço eletrônico: www.cibiogas.org/educacao. O investimento varia de R$ 490 a R$ 590.

Segundo o diretor-presidente do CIBiogás, Rodrigo Regis, o objetivo dos cursos é incentivar a criação de mão de obra especializada no setor que está em expansão no Brasil. “A projeção feita pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) aponta um aumento superior a 100% na geração de energia elétrica com biogás no Brasil nos próximos anos, somente em Geração Distribuída”, explica. Outros incentivos, como o Renovabio, também devem promover a produção de biometano, combustível verde obtido do biogás.

Os cursos estão com conteúdos atualizados e foram desenvolvidos para atender diferentes públicos. A capacitação “Fundamentos do Biogás” aborda os principais aspectos da produção de biogás por biodigestão e o uso do biogás para a geração de energia elétrica e térmica, além da conversão em biometano. As aulas são indicadas para todos os iniciantes no segmento.

Classificado como nível avançado, o curso de “Biogás para a Geração de Energia Elétrica” apresenta tecnologias, dimensionamento de sistemas, requisitos e modalidades de utilização da energia elétrica. O curso foi lançado este ano pelo CIBiogás e superou a expectativa de matrículas na primeira turma. “As energias renováveis são uma tendência mundial e, com o aumento da demanda energética no Brasil, o interesse profissional nessa área é elevado”, explica a coordenadora do Núcleo de Educação do Centro, Iara Bethania.

No curso “Operacionalização de Biodigestores”, o aluno poderá aprofundar seus conhecimentos sobre processos de biodigestão, envolvendo a produção de biogás, os parâmetros e a qualidade do gás produzido. O conteúdo foi desenvolvido em parceria com a Embrapa Suínos e Aves. A oferta dos cursos também conta com o apoio da Itaipu Binacional e do Parque Tecnológico Itaipu (PTI).

Cronograma de novas turmas

Operacionalização de Biodigestores
Início em 23/04/2018

Biogás para Geração de Energia Elétrica
Início em: 07/05/2018

Fundamentos do Biogás
Início em: 07/05/2018

Mais informações sobre os cursos: www.cibiogas.org/educacao
E-mail: educacao@cibiogas.org
Telefone: (45) 3576-7022.

Fonte: Assessoria de Comunicação CIBiogás

◄ Leia outras notícias