Capacitação

Curso de Melhoramento de Gado de Corte está com inscrições abertas

Para garantir vaga no curso que acontece de 14 a 17 de julho em Campo Grande, MS, os interessados devem se inscrever e pagar uma taxa que varia entre 400 e 200 reais


Publicado em: 30/06/2015 às 12:20hs

Curso de Melhoramento de Gado de Corte está com inscrições abertas

O Curso é uma realização da Embrapa Gado de Corte e da Unidade Pantanal, além do Programa Geneplus de Melhoramento de Gado de Corte. A carga horária total é de 32 horas, das 8 horas às 17h30 nos três primeiros dias, e no último dia do curso, quando está prevista atividade de campo, até às 16h30.

O número de vagas está limitado em 50 e antes de efetuar o depósito da inscrição, que só pode ser feita pela internet, pede-se para verificar a disponibilidade de vagas pelo telefone (67) 3027-6383. O valor para profissionais é de 400 reais e para estudantes 200 reais. A taxa inclui material didático e as refeições de almoço e lanches nos intervalos. O curso é voltado para técnicos em agropecuária, criadores, estudantes em ciências agrárias e profissionais autônomos ou que atuam na rede de assistência técnica, gerentes de empreendimentos pecuários, associações de criadores ou em centrais de inseminação.

O curso que já está na 27ª edição vai oferecer aos participantes uma atualização técnica em diversos temas, como por exemplo, de alimentação e nutrição do rebanho, de manejo sanitário, reprodução e genética, técnicas de manejo para preparo de touros para comercialização, avaliação zootécnica e funcional, bem como de programas de melhoramento como o Embrapa-Geneplus. Os participantes terão várias oportunidades de discutir os temas apresentados, principalmente na Sessão Aberta prevista na programação para quinta-feira (16/7), quando perguntas sobre o conteúdo do curso poderão ser feitas e dúvidas sanadas pelos pesquisadores. Saindo um pouco das palestras/aulas em sala, o último dia foi reservado para atividades de campo com apresentações de resultados de programas e trabalhos de melhoramento animal nos rebanhos envolvendo as raças Nelore, Caracu, Senepol e de cruzamentos.

Para o coordenador do curso Antonio do Nascimento Rosa, um dos planos é formar multiplicadores e que estes transfiram as informações à classe produtora visando à melhoria dos sistemas de produção e sustentabilidade do negócio. Técnicos e produtores que já participaram de eventos anteriores recomendam o curso como o criador Humberto Tavares de Goiás que aplica o aprendizado no seu sistema de criação. "Eu recomendo o curso para usar como ponte e iniciar o melhoramento na propriedade. Além de usar as técnicas de inseminação, o sumário de touros e outras ferramentas vale participar e estreitar o relacionamento com os pesquisadores, sempre abertos para discutir suas áreas de pesquisa".

Outro participante do curso no ano passado e que fez uma boa avaliação do evento é o zootecnista Daniel Strang, com atuação no Paraná, ele disse que foi uma boa oportunidade de se atualizar e que repassa o aprendizado para os criadores que carecem de informações na área de melhoramento genético. "Já fiz duas vezes o curso e utilizo o aprendizado no meu dia a dia e procuro estimular o produtor a utilizar as técnicas de melhoramento em seus rebanhos".

Entre as novidades do curso será a apresentação do uso de biotecnicas reprodutivas envolvendo a inseminação artificial (IA) e a transferência de embriões. A pesquisadora Thaís Amaral vai mostrar dados atualizados comparativos das técnicas de reprodução – monta natural, IA e IA em Tempo Fixo – e uma avaliação do custo das tecnologias, resultados de índices zootécnicos e valor genético para uma escolha adequada para o sistema de produção em uso. Segundo a especialista o custo por prenhez varia de acordo com a tecnologia empregada podendo custar entre 69 reais a 107 reais num mesmo sistema de produção. A especialista esclarece que para uma tomada de decisão muitas outras variáveis devem ser consideradas.

A programação completa do curso está disponível no site da Embrapa http://cloud.cnpgc.embrapa.br/27geneplus/

Inscrições: http://cloud.cnpgc.embrapa.br/27geneplus/inscricao/

Fonte: Embrapa

◄ Leia outras notícias