Capacitação

Curso capacita guias de turismo no interior do estado

O Senar Minas esteve em Carrancas para realizar o curso Prevenção de Acidentes para guias de turismo


Publicado em: 11/04/2017 às 16:40hs

Curso capacita guias de turismo no interior do estado

O treinamento foi uma realização do Senar em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Turismo e o Sindicato dos Produtores Rurais. “A prefeitura está exigindo capacitação dos guias para que possam prestar serviço para os turistas com mais segurança e técnica. A intenção é fazer o treinamento de todos”, explica a mobilizadora Crisiane Aparecida dos Santos.

A instrutora do curso, Celma Maria Cerqueira, explicou a importância da prevenção de acidentes domésticos e de trabalho, como evitar as diversas formas de acidentes, os tipos de prevenção, a importância da utilização dos Equipamentos de Segurança (EPIs), os fatores de risco, os procedimentos de primeiros socorros, como conceituar emergência e urgência e as condições para realizar os primeiros socorros.

Segundo a mobilizadora, em abril, o curso Guia de Turismo já está agendado com o instrutor Gustavo de Paiva Resende. E o treinamento de Prevenção de Acidentes acontecerá também no dia 24 de abril, com outra turma já para maio. Esse foi o primeiro treinamento, e as aulas foram realizadas no salão da Câmara Municipal.

Giltony Batista Tito é taxista e, há dois anos, resolveu investir no setor de turismo. Morador de Carrancas, ele diz que comprou até um jipe para fazer o transporte dos turistas para as cachoeiras. Além disso, ele tem uma banca na feira onde comercializa os produtos derivados do leite que fabrica em casa com a esposa. A ideia da banca veio após participar de um curso do Senar Minas. “Eu já faço queijo e iogurte para vender e a profissão de guia vai acrescentar a renda da minha família, foi por isso que busquei o treinamento”, disse.

Flávio Adriano Martins Fonseca é casado e tem uma filha de 8 meses. Há cinco meses mudou-se para Carrancas com o objetivo de buscar qualidade de vida. Antes ele morava em Mateus Leme, na região metropolitana de Belo Horizonte. A esposa dele montou uma cafeteria e uma agência de turismo na cidade, e foi pensando em melhorar o serviço que ele se inscreveu no curso. “A cidade é movida ao turismo e nós não temos parentes em Carrancas. O curso, além de os ajudar na socialização com a comunidade, vai agregar muito no nosso empreendimento. Foi excelente a experiência”, diz.

Cidade das riquezas naturais

Para quem gosta de cultura, arte e natureza, Carrancas é o local ideal. Rodeada por quedas d’água, a pequena cidade tem um pouco de tudo. Fundada na época do ciclo do ouro, o município do interior mineiro oferece ao turista oportunidades de vivenciar um pouco da história e da cultura, por meio de festas que resgatam o folclore e a arte local.

As cachoeiras são um espetáculo à parte: são mais de 20 e cada uma com sua beleza única. Um atrativo para quem procura por aventura, paz e tranquilidade. O turismo é o forte da cidade. Muitas pessoas vêm de longe para curtir as atrações naturais da cidadezinha, que fica atrás das montanhas.

Fonte: SENAR MG

◄ Leia outras notícias