Algodão

Cultura do algodão está em expansão no Tocantins e deve crescer 43% na safra 2014/2015

A cultura do algodão no Tocantins é mais concentrada nos municípios de Gurupi, Dianópolis e Porto Nacional


Publicado em: 29/05/2015 às 18:30hs

Cultura do algodão está em expansão no Tocantins e deve crescer 43% na safra 2014/2015

A produção de algodão em caroço passa por um novo momento de perspectivas de crescimento da cultura no Tocantins. De acordo com a estimativa do 8º levantamento de safra da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para safra 2014/2015 é aumentar em 43,0% a produção. Segundo a Secretaria de Comércio Exterior, em 2014 o Tocantins exportou 225.415 kg de algodão.

Na safra passada, o Tocantins produziu 19,3 mil toneladas de algodão em caroço, saltando para 27,6 mil toneladas na 2014/2015. A área plantada também teve um aumento significativo, na safra 2013/2014, o Estado plantou 4,8 mil hectares de algodão, passando para 7,1 mil hectares nesta safra, um acréscimo de 48,8% na área plantada.

Para o engenheiro agrônomo da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), Anderson Oliveira o avanço positivo é fruto da liberação do cultivo das variedades transgênicas em todo Estado a partir de dezembro de 2013, por órgãos competentes do setor agrícola. "Esta foi uma conquista dos produtores de algodão do Tocantins, por meio da Seagro, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa e a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), uma conquista porque o algodão transgênico é mais resistente às pragas", disse.

De acordo com Anderson Oliveira, o Tocantins deve atrair novos produtores, isto por que, possui clima, solo e logística que favorecem a produção e o escoamento da safra para as indústrias têxteis e de ração animal. "O algodão produzido no Tocantins é vendido para outros estados como a Bahia, onde é manufaturado o produto para abastecer o mercado interno do país ou para exportação", completou.

Mercado

O engenheiro explicou, ainda, que atualmente o mercado para produção de algodão é favorável. "O cenário para o mercado do algodão é positivo, na safra passada a arroba da pluma do algodão custava R$ 62,00, para esta safra o preço sobe para R$ 70,00", disse destacando que a colheita da safra atual começa no final de maio.

A cultura do algodão no Tocantins é mais concentrada nos municípios de Gurupi, Dianópolis e Porto Nacional.

Fonte: O Girassol

◄ Leia outras notícias