Fruticultura e Horticultura

Cultivo do morango

As lavouras de morango são sensíveis e o interessado em iniciar o cultivo deve ter um cuidado extra no manejo. Atenção também é necessária na colheita e no transporte


Publicado em: 25/05/2015 às 18:10hs

Cultivo do morango

Pragas e Doenças

Para o controle ou prevenção de pragas e doenças, usar agrotóxicos registrados para a cultura e cadastrados para uso em Minas Gerais, obedecendo rigorosamente ao período de carência, às dosagens e aos cuidados nas aplicações. Siga as instruções da Emater-MG contidas na publicação Agrotóxicos – como usar corretamente e com segurança. Adotar, quando possível, formas alternativas e mais ecológicas para controlar pragas e doenças.

- Pragas comuns: ácaro-rajado, ácaro-do-enfezamento e ácaro-vermelho.

- Doenças comuns: antracnose, flor-preta, oídio, mancha-de-micosferela, mancha-de-diplocarpon, mancha-de-dendrofoma, mancha-angular, mancha-de-pestalotiopsis, mofo-cinzento, rizoctonios, murcha-de-verticilium e viroses.

Colheita

O início da colheita depende da época do plantio. Geralmente, ocorre de dois a três meses após o plantio, dependendo do clima da região. A colheita pode iniciar-se em abril ou maio e se estender até dezembro, com pico em agosto. O ponto de colheita ocorre quando o fruto está “de vez”, o que é caracterizado por 50% dele em cor rósea ou por 50% a 70% na coloração vermelha. A colheita é feita diariamente ou a cada dois dias. O fruto é destacado da planta pelo pedúnculo (cabinho do fruto), por corte feito com a unha do dedo polegar do colhedor.

Produtividade

A produtividade média por hectare é de 54 mil kg, correspondendo a 45 mil caixas de 1,2kg ou 180 mil caixinhas de 300 gramas.

Classificação e Embalagem

A classificação é feita por tamanho do fruto, sendo extra, acima de 14g, e de primeira, de 6g a 14g cada morango. As embalagens utilizadas são caixas de papelão, de polietileno expandido (isopor) e de plástico transparente com tampa. Os frutos são dispostos em fileiras e com uma ou duas camadas. Cada caixa comporta cerca de 300g de morango. Essas caixas, em número de quatro, são colocadas em uma caixa de papelão. O morango destinado à industrialização é embalado em caixa de plástico ou de madeira com capacidade para 5kg.

Rotulagem

Toda embalagem, seja de que tipo ou tamanho for, deve ser rotulada e estar de acordo com a Instrução Normativa Conjunta Sarc/Anvisa/Inmetro 009, de 12/11/2002.

Comercialização, Armazenamento e Transporte

O morango deve ser comercializado no mesmo dia da colheita. Se for armazenado em condições de umidade e temperatura ambiente, deve ser consumido em dois dias. Entretanto, pode ser estocado ou colocado em geladeira para ser consumido em um período de até cinco dias. Nesse caso, os frutos devem ser embalados em caixas de plástico, envolvidas por filmes de polietileno, e mantidos na temperatura de zero a cinco graus. Em maior escala e em nível de atacadista, o morango deve receber resfriamento rápido, passando de 25 graus para cinco graus e ser armazenado a frio por cerca de cinco dias, na temperatura de zero grau e umidade relativa de 90% a 95%.

O transporte, do atacadista de origem até o mercado mais distante, deve ser feito adotando um sistema de atmosfera modificada, que consiste na aplicação de CO2 e O2 sobre o morango colocado em uma sacola de filme plástico de permeabilidade adequada, fechada hermeticamente. É importante procurar orientação de um profissional especializado em fisiologia de pós-colheita.

Fonte: Estado de Minas

◄ Leia outras notícias