Etanol

CTC dá início à operação da Planta de Demonstração de Etanol de Segunda Geração

Em construção desde agosto de 2013, a Planta de Demonstração de Etanol de Segunda Geração do CTC – Centro de Tecnologia Canavieira já entrou em operação


Publicado em: 30/07/2014 às 13:30hs

CTC dá início à operação da Planta de Demonstração de Etanol de Segunda Geração

“Nesta fase, ela está sendo comissionada e nos próximos meses começam os testes de produção do etanol celulósico”, explica Robson Freitas, diretor de Etanol de Segunda Geração do CTC.

A planta tem por objetivo demonstrar a investidores, acionistas e clientes o potencial da tecnologia que pode representar um aumento da produção de etanol de até 50%, sem aumentar a área plantada de cana-de-açúcar.

O processo do CTC conta com quatro etapas (pré-tratamento, hidrólise enzimática, fermentação e destilação). Segundo Freitas, o grande diferencial é que apenas o projeto do CTC garante uma integração completa com o parque industrial já existente atualmente nas usinas, o que reduz o investimento. “Dessa forma, quem já faz etanol de primeira geração poderá escolher entre aumentar sua produção de etanol, fazer mais açúcar ou ainda produzir energia elétrica, dependendo da demanda do setor”.

Instalada na Usina São Manoel, a planta possui uma capacidade de processamento de 100 toneladas por dia de biomassa e recebeu investimentos da ordem de R$ 80 milhões. A expectativa é que justamente testar todos os processos para que a tecnologia se torne comercial em 2016/2017. “O importante é a capacidade de entregar mais etanol a um custo igual ou inferior ao atual”, finaliza o executivo.

Confira abaixo como funciona o processo da tecnologia CTC:

Fonte: CTC – Centro de Tecnologia Canavieira

◄ Leia outras notícias