Equídeos

Crianças participam de provas de Quarto de Milha e garantem a sucessão familiar no segmento

O juiz dá o sinal e lá vai Hugo de Biasi Cabrera, montado em sua égua Conquista Rebell Jay, laçar o boi que corre para o meio da pista


Publicado em: 24/07/2014 às 12:10hs

Crianças participam de provas de Quarto de Milha e garantem a sucessão familiar no segmento

Pouco antes, o garoto de apenas 11 anos se concentrava olhando para um ponto perdido no horizonte segurando firme as rédeas de sua montaria. Com a seriedade de um atleta adulto, Hugo completa a prova, e tão bem que recebe a fivela de campeão da modalidade Laço Cabeça até 13 anos, do 37º Campeonato Nacional Conformação e Trabalho do Cavalo Quarto de Milha, que está sendo realizado em Avaré (SP).

Hugo começou a montar há pouco mais de um ano em Novo Horizonte (SP). Viu um amigo laçando e descobriu que gostava da modalidade. De lá para cá, treina três vezes por semana e já acumula premiações nos eventos oficiais da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM). O pai, Sandro Cabrera não monta e nem cria Quartos de Milha, mas é o maior incentivador do filho e o acompanha em cada prova.

Benefícios

"Disciplina, organização, educação. Tudo melhorou depois que Hugo começou a montar", diz entusiasmado o pai ao explicar as vantagens do esporte equestre para crianças e adolescentes. Nas provas, o garoto aprende a lidar com a concorrência, com a pressão, a controlar o medo, aprende a ser campeão, mas também encontra formas de encarar a derrota e a frustração. "É uma escola de vida completa", explica o instrutor de Hugo, Márcio Pereira Ramazzini que está no ramo há 20 anos.

O instrutor também treina o falante Lucas Castilho, que tem 12 anos de idade, e competindo com Astro Cardenal Boy está classificado para a 8ª Copa dos Campeões Conformação e Trabalho que será realizada pela ABQM, em outubro, também em Avaré (SP). Lucas vem de uma família Quartista e a paixão pelo cavalo já está no sangue. Começou competindo provas de Três Tambores, mas como ele próprio diz "enjoou" e acabou se adaptando melhor ao Laço que é "muito mais legal".

Falando feito gente grande, Lucas conta a dificuldade que é entrar na pista para competir. "Dá medo, um frio na barriga. A gente pensa que não vai conseguir laçar, é muita pressão. Por isso que eu treino de três a quatro vezes por semana". O garoto, como todo bom competidor, também não esquece de destacar as qualidades de seu melhor companheiro, o cavalo Astro. "Ele é calmo no brete, manso, aprende rápido e é muito esperto".

Para que as competição para crianças, adolescentes e jovens tivessem mais uniformidade, a categoria foi dividida em A para competidores até 13 anos e B de 14 a 18 anos. Os pequenos atletas aprovaram a mudança. "Agora eu concorro com cavaleiros da mesma idade. É mais justo", comemora Hugo de Biasi.

Serviço

Evento: 37º Campeonato Nacional Conformação e Trabalho do Cavalo Quarto de Milha

Data: até 27 de julho

Local: Parque de Exposições Dr. Fernando Cruz Pimentel, em Avaré (SP)

Realizador: Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM)

Fonte: Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM)

◄ Leia outras notícias