Equídeos

Criador de equino deve pensar na proteção do seu investimento

Seguro é fundamental para animais reprodutores e atletas


Publicado em: 10/08/2017 às 08:00hs

Criador de equino deve pensar na proteção do seu investimento

Os cavalos são animais que constantemente necessitam de muitos cuidados. Afinal, estamos falando de atletas de alta performance e reprodutores de genética superior. Hoje se adquire um animal por sua linhagem e por seu histórico, onde o valor investido é consideravelmente alto. Mantém-se médico veterinário para zelar a saúde e uma equipe para treinamento e trato, compram-se produtos específicos como ferraduras personalizadas e outros detalhes. Tanto investimento gera a necessidade de proteção e garantia de tranquilidade para os proprietários dos animais.

Ao contrário do que muita gente imagina, assegurar os equinos reprodutores ou de competição é muito simples e tem custo relativamente baixo. As taxas para calcular o valor das apólices são em média apenas 4,5% do valor do animal, que variam conforme a raça, idade e a região onde está a propriedade. Os cavalos utilizados para as práticas esportivas são muito mais exigidos pela demanda de alto nível nas apresentações e competições. Para esse perfil de animal, por exemplo, há uma proteção especial para as modalidades de: adestramento, concurso de equitação, corrida, enduro, exposição, hipismo rural, polo, salto, trote, vaquejada e volteio. “Os equinos que participam de provas e competições viajam constantemente, por isso é fundamental pensar na proteção”, afirma Karen Matieli, proprietária da Denner Seguro de Animais, e membro da Comissão do Seguro Rural (Sincor-SP).

É exatamente o que fez a criadora de Tangará da Serra-MT, Milene Rocha Bataglini, que contratou recentemente o seguro para suas duas éguas da raça Quarto de Milha, Belle Star Diemes e Mister Bee Brayan. Segundo Milena, a contratação do seguro para as fêmeas que são utilizadas por suas filhas em competições de Três Tambores foi importante devido à qualidade dos animais e também pela tranquilidade que o serviço proporciona. “As éguas são PO´S (Puro Sangue) e por receio a algum acidente no transporte, decidimos por segurá-las. Para se fazer um investimento desse hoje é preciso pensar primeiro no seguro”, destaca Milene.

É importante destacar que a apólice do seguro é ampla e protege o patrimônio em casos de: acidente, doença, asfixia por sufocamento ou submersão, eletrocussão, incêndio, insolação e raio, envenenamento, intoxicação e ingestão acidental de corpo estranho, luta, ataque, picada ou mordedura de outros animais. O serviço garante ainda indenização em partos e abortos ou eutanásia determinada por médico veterinário. “O criador pagou pela genética do cavalo, alimentação diferenciada, sanidade, manejo e conforto, por isso é fundamental garantir a proteção desse bem que apesar do valor material tem ainda uma importância sentimental incalculável”, diz Karen.

Coberturas Adicionais - Além das proteções e vantagens das apólices de seguro, o criador de equinos pode ainda contratar coberturas adicionais. Como, por exemplo, o reembolso clínico e cirúrgico em caso de gastos com internação para preservar a vida do animal, cobertura de acidente que ocasione a perda de fertilidade, cobertura de perda da prenhez da égua e ainda seguro para o potro que está no pé da mãe ou da receptora. “Também é importante destacar que a cobertura se estende ao exterior, no caso de equinos que participam de eventos internacionais”, finaliza Karen.

Sobre - A Denner Seguro de Animais tem sede em Araras, no interior de São Paulo. A empresa atua há 10 anos na proteção de cavalos de prova, animais em confinamento, leiteiros ou gado elite. Mais informações em www.segurodeanimais.com.br.

Fonte: Rural Press

◄ Leia outras notícias