Capacitação

Cresce a demanda por cursos de produção de derivados do leite

A demanda pela realização de cursos de produção de derivados do leite cresceu este ano, em comparação com o mesmo período de 2012, na regional Juiz de Fora


Publicado em: 07/05/2013 às 08:40hs

Cresce a demanda por cursos de produção de derivados do leite

De janeiro a maio de 2012, Sindicato dos Produtores Rurais dos municípios e SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) promoveram nove treinamentos, resultando na capacitação de 108 produtores rurais. Este ano, 16 eventos já capacitaram 189 pessoas.

Segundo o gerente regional Márcio Luiz Silva, o aumento da demanda deve-se à necessidade de agregar valor ao leite, que sendo comercializado “in natura” nem sempre cobre os custos de produção. Para ele, a produção de derivado é também uma alternativa quando não existe a possibilidade de o produtor entregar o leite ou conservá-lo de uma maneira adequada. “É a solução quando por exemplo falta energia elétrica nos tanques.”

No curso, o primeiro passo é abordar as exigências do mercado e identificar os órgãos de fiscalização. Em seguida, a atenção se volta para as boas práticas de fabricação, ou seja, para os hábitos de higiene. Após a etapa inicial, inicia-se a análise do leite, utilizando alizarol, para avaliar os resultados através das cores e aspectos. A pasteurização do leite e a preparação da salmoura também fazem parte da programação. Além do queijo frescal, os alunos aprendem a fabricar ricota, muçarela, requeijão, iogurte e doce de leite.

Programação

Em maio, já estão agendados mais seis treinamentos, que ocorrerão em Além Paraíba, Santo Antônio do Aventureiro, Desterro de Melo, Senhora dos Remédios, Caxambu e Coronel Pacheco. Para participar dos cursos e programas do SENAR MINAS, os interessados devem procurar o Sindicato dos Produtores Rurais ou entidades conveniadas de seus municípios.

Fonte: Assessora de Comunicação SENAR Minas

◄ Leia outras notícias