Gestão

Crea-Minas esclarece critérios de fiscalização no agronegócio em reuniões preparatórias

A primeira reunião preparatória será realizada nesta quinta-feira, 19 de abril de 2018, na cidade de São Lourenço, Sul de Minas, às 15h e será focada no setor de laticínios


Publicado em: 23/04/2018 às 14:40hs

Crea-Minas esclarece critérios de fiscalização no agronegócio em reuniões preparatórias

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-Minas) dá início a uma série de reuniões preparatórias nas diversas regiões do estado para orientar previamente empreendedores e produtores rurais sobre os critérios de fiscalização no agronegócio do órgão. A primeira reunião preparatória será realizada nesta quinta-feira, 19 de abril de 2018, na cidade de São Lourenço, Sul de Minas, às 15h e será focada no setor de laticínios.

O fiscal especializado do Agronegócio do Crea-Minas, técnico agrícola Carlos Roberto Alves, explica que a fiscalização do Conselho vai verificar a existência de profissionais legalmente habilitados, com conhecimento e atribuições específicas, na orientação técnica dos empreendimentos. O objetivo da fiscalização, segundo Carlos Roberto, não é punir e, sim, orientar, por isso a realização das reuniões preparatórias com o intuito de informar o produtor e deixá-lo preparado para a fiscalização. “O nosso interesse é que os fiscalizados entendam a importância da presença de um profissional habilitado na orientação do empreendimento, pois além de garantir as boas práticas no processo de produção, vários problemas podem ser evitados com esse acompanhamento, garantindo a segurança alimentar para a sociedade”, comenta o técnico. As ações de fiscalização serão realizadas a partir de maio e se estendem até o fim do ano em todas as regiões do estado.

Ainda durante a reunião preparatória, os produtores serão orientados sobre a regularização das atividades técnicas exercidas pelos profissionais que atuam no setor e sobre a exigência da Anotação de Responsabilidade Técnica (A.R.T). O supervisor de Fiscalização do Agronegócio do Crea-Minas, engenheiro agrônomo Emílio Mouchrek, explica que a A.R.T é um instrumento de segurança tanto para o profissional quanto para a sociedade. O supervisor detalha que a verdadeira missão do Crea é proteger o cidadão que contrata o trabalho dos profissionais ao garantir que estes estejam habilitados para desempenhar tal função e assumindo a responsabilidade técnica pelos serviços ou produtos processados. "Ao exigir a A.R.T., protegemos a sociedade impedindo a atuação de leigos na condução do processo de produção e, ainda, ampliamos o mercado de trabalho para o profissional, garantido um melhor atendimento e uma relação custo-benefício favorável ao empreendedor”, afirma Mouchrek.

Especialização da Fiscalização no Agronegócio

A realização das reuniões preparatórias deriva do projeto de Especialização da Fiscalização no Agronegócio do Crea-Minas, que segmentou, em 2015, a fiscalização no agronegócio com estruturas, análises e acompanhamentos especiais. “O projeto conquistou resultados que são desejados por todos os Creas do Brasil. Por isso, estamos hoje sendo procurados para ajudar a implantar este projeto em outros estados”, conclui Emílio Mouchrek. Ele explicou que os bons resultados da fiscalização derivam da estratégia de utilizar abordagens humanas e da capacitação técnica do fiscal.

Fonte: Assessora de Imprensa CREA-MG

◄ Leia outras notícias