Pesquisas

Coodetec comemora 41º aniversário e cooperativas são homenageadas

A Coodetec está presente em todas as regiões produtoras do Brasil e há mais de quatro décadas é reconhecida pelo pioneirismo no mercado agrícola


Publicado em: 27/04/2015 às 07:10hs

Coodetec comemora 41º aniversário e cooperativas são homenageadas

No dia 19 de abril, a empresa completou o 41º aniversário de pesquisa. Para comemorar a data, um evento de homenagens foi programado para esta sexta-feira, dia 24, na sede em Cascavel/PR (BR 467, km 98).

Às 10h30 da manhã, os funcionários se reúnem para agradecer o apoio e trabalho das cooperativas que estiveram ligadas à Coodetec até janeiro deste ano, quando houve a transição da Coodetec Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola para Coodetec Desenvolvimento, Comercialização e Produção Ltda.

“O pensamento inovador de agricultores, ligados às cooperativas paranaenses, construiu uma grande empresa, referência, inclusive, internacional. As cooperativas são as principais responsáveis por essa evolução”, destaca o diretor administrativo, Ivo Carraro.

A Dow AgroSciences sempre esteve junto com a Coodetec em vários projetos e parcerias, especialmente na pesquisa de milho, por isso, o grupo acredita no poder das cooperativas. “Aproveitamos a sinergia que já existia para dar continuidade a um projeto ainda maior. Agora, o grande desafio da Dow é continuar a história de sucesso das cooperativas, mantendo essa ligação. A Coodetec continua sendo a casa das cooperativas”, afirma o diretor executivo, Vitor Cunha.

Durante o evento de comemoração, os funcionários também agradecerão o apoio da Ocepar (Organização das Cooperativas do Paraná), que deu início aos trabalhos de pesquisa cooperativa. A organização gerenciou o programa nos primeiros 21 anos, passando para a Coodetec, em 19 de abril de 1995. “Sem essa base inicial, temos a certeza de que a Coodetec jamais chegaria onde chegou. Vamos olhar para frente e adaptar o futuro ao presente, melhorando nosso portfólio e fazendo o cooperativismo sentir orgulho por ter feito parte disso tudo”, diz Carraro.

História

A história começou em 1974, quando foi criado o departamento de pesquisas da Ocepar. Em 1995, com o crescimento da agricultura, as cooperativas ligadas à organização, decidiram ampliar o projeto e criaram a Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola - Coodetec. Vinte anos depois, em janeiro de 2015, uma empresa do grupo The Dow Chemical Company (NYSE:DOW), adquiriu o negócio de sementes da Coodetec, preservando a marca.

Estrutura

A empresa desenvolve tecnologias e soluções inovadoras para trigo, soja e milho. Por meio do melhoramento genético e da biotecnologia, colabora para o crescimento da produtividade. Competitiva, está em plena sintonia com o mercado e busca, constantemente, as características agronômicas e industriais desejadas pelos agricultores.

Em Cascavel/PR, a sede da Coodetec ocupa uma área de 470 hectares. Nesse ambiente, modernos laboratórios e departamentos administrativos dividem espaço com os campos de experimentais e casas de vegetação. A empresa conta ainda com as filiais de Palotina/PR, Paracatu/MG, Primavera do Leste/MT e Rio Verde/GO, além de áreas de pesquisa em diferentes regiões do Brasil. Hoje, são mais de 700 colaboradores.

Fonte: Imprensa COODETEC

◄ Leia outras notícias