Etanol

Consumo de etanol anidro deve crescer em até 9% por ano

O aumento do percentual de etanol na gasolina é um pedido antigo das usinas de cana-de-açúcar. É um setor que passa por dificuldades há sete anos.


Publicado em: 05/03/2015 às 18:40hs

Consumo de etanol anidro deve crescer em até 9% por ano

Desde 2008, mais de 60 usinas de álcool fecharam em todo o país. Agora, com a aprovação da nova mistura, o consumo de etanol anidro deve crescer em até 9% por ano.

"Esse aumento de 2% na mistura, de 25 para 27, significa que para a indústria uma oportunidade no curto prazo para que ela minimize as perdas que ela tem sentido nos últimos anos", explica o professor de economia da USP José Carlos de Lima Júnior.

Mas a decisão do governo gera preocupação com a possibilidade de um novo aumento no preço do combustível, no futuro. Isso porque com a nova mistura, as usinas vão ter que produzir mais álcool, bem no momento em que a expectativa para a safra da cana-de-açúcar não é boa.

A cana mostrada no vídeo, por exemplo, vai ser colhida este ano, mas já deveria estar com o dobro do tamanho. A culpa é da estiagem que atinge parte do Brasil.

"O desenvolvimento está 15%, 20% abaixo do esperado. Então, a gente espera assim uma produção igual ou até pior, dependendo da chuva, que o ano passado", diz o produtor rural Rodrigo Ortolan.

Os usineiros dizem que têm estoque suficiente para atender o aumento na demanda. E que, se a colheita da cana for mesmo prejudicada, a estratégia é diminuir a produção de açúcar.

"O mercado de açúcar está muito ruim, então automaticamente esse ano vai ser um ano em que as usinas vão produzir bastante etanol", afirma o diretor de usina Antônio Tonielo Filho.

Para assistir a reportagem completa divulgada pelo Jornal Nacional de ontem (4), clique aqui

Fonte: Jornal Nacional - Rede Globo

◄ Leia outras notícias