Pesquisas

Conservação e uso de recursos genéticos vegetais na agricultura é tema de estudo de pesquisadores da Fepagro Litoral Norte

A Fepagro litoral Norte participou, em abril, de dois eventos relacionados à conservação e uso de recursos genéticos vegetais na agricultura, através dos pesquisadores Raquel Paz da Silva, em Ipê (RS), e Juliano Garcia Bertoldo, em Montevidéu (Uruguai)


Publicado em: 06/05/2015 às 13:30hs

Conservação e uso de recursos genéticos vegetais na agricultura é tema de estudo de pesquisadores da Fepagro Litoral Norte

Ipê

A pesquisadora Raquel Paz da Silva participou da “Segunda Reunião do Projeto Rede de Plantas para o Futuro da Região Sul”, dias 23 e 24 de abril, no município de Ipê (RS). A finalidade foi apresentar os resultados finais referentes ao projeto que teve como objetivo consolidar rede de pesquisa participativa na promoção do uso sustentável, conservação da diversidade genética on farm e aumento da produção de produtos de espécies autóctones com potencial comercial e atualmente pouco ou subutilizadas.

O projeto, coordenado pelo professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Rubens Onofre Nodari, contou com a participação de instituições do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Entre elas: UFSC, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão rural de Santa Catarina (Epagri), Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Centro Ecológico de Ipê e Fepagro.

Na ocasião, a Fepagro apresentou dados de avaliações realizadas em populações de goiabeira-serrana (Acca sellowiana) implantadas no Centro Litoral Norte, em Maquiné, de 2013 a 2015.

Montevidéu

O pesquisador Juliano Garcia Bertoldo participou do Primeiro Workshop Regional do Projeto “Rede latino-americana para Implementação do Tratado Internacional sobre os Recursos Fitogenéticos para Alimentação e Agricultura (LANIIT)”, realizado nos dias 14 e 15 de abril, em Montevidéu (Uruguai). O evento contou com a participação de agricultores, técnicos e pesquisadores do Brasil, Paraguai e Uruguai.

O Workshop teve como objetivo elaborar de forma participativa recomendações para o desenvolvimento do Projeto LANIIT e subsidiar o Plano de Ação Estratégico de ampliação da base genética dos cultivos para promover a segurança alimentar em um cenário de mudanças climáticas.

O Projeto “Rede latino-americana para Implementação do Tratado Internacional sobre os Recursos Fitogenéticos para Alimentação e Agricultura (LANIIT) para melhorar a segurança alimentar na América Latina (Brasil, Paraguai e Uruguai) no âmbito do cenário das mudanças climáticas” prevê a criação de uma rede latino-americana composta pelo Brasil, Paraguai e Uruguai para a implementação do Tratado Internacional sobre Recursos Fitogenéticos para a Alimentação e a Agricultura (TIRFAA) dentro do cenário de mudanças climáticas.

O projeto, financiado pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), por intermédio do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) foi assinado em novembro de 2014 e está sendo realizado em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Fonte: Fepagro

◄ Leia outras notícias