Capacitação

Congresso Abraves 2015: Pré-Congresso debate alimentação líquida para suínos pela primeira vez no país

Realizada pela Abraves em parceria com o CBNA, programação inédita terá especialistas da Europa e do Brasil para destacar todos os aspectos da alimentação líquida no dia 20 de outubro, em Campinas, SP


Publicado em: 29/07/2015 às 07:45hs

Congresso Abraves 2015: Pré-Congresso debate alimentação líquida para suínos pela primeira vez no país

Um curso inteiro dedicado a alimentação líquida para suínos será realizado pela primeira vez no Brasil durante uma programação Pré-Congresso do 17o Congresso Abraves, que vai acontecer de 20 a 23 de outubro em Campinas, no interior de São Paulo. O programa inclui debates sobre as vantagens e desvantagens deste sistema, comparação entre a alimentação líquida e a alimentação seca com especialistas do Brasil e de países da Europa, onde a alimentação líquida é utilizada com mais frequência, e produtores brasileiros apresentando a implementação deste sistema e sua realidade de produção.

“Neste pré-Congresso vamos debater todos os pontos da alimentação líquida para suínos, desde a questão de equipamentos, passando pela exposição de experiências na Europa e no Brasil até a curva de alimentação. A escolha do tema alimentação líquida se deu em função da sua importância para a suinocultura e o meio ambiente”, destaca o médico veterinário especialista em nutrição animal e presidente da Abraves (Associação Brasileira de Veterinários Especialistas em Suínos), Godofredo Miltenburg. O curso será realizado pela Abraves em uma parceria com o CBNA (Colégio Brasileiro de Nutrição Animal). Outras informações sobre o 17º Congresso Abraves podem ser obtidas através do e-mail abraves2015@fbeventos.com ou pelo telefone (43) 3025.5223.

Alimentação Líquida

Tema cada vez mais discutido na suinocultura, a alimentação líquida oferece muitos desafios e oportunidades para a atividade. Por isso, este curso vai trazer os principais especialistas no assunto para debater vantagens e desvantagens deste sistema. O objetivo é reunir especialistas de países europeus para apresentar suas experiências, já que o continente que faz maior utilização desta técnica e produtores brasileiros que já usam alimentação líquida em suas propriedades para traçar um paralelo com a realidade do país, salienta Miltenburg.

Um dos debates deste painel será a fermentação de cereais para a alimentação líquida com o objetivo de melhorar na digestibilidade e disponibilidade de nutrientes para os animais. “É um tema muito novo e que vem sendo cada vez mais discutido na Europa. Para isso vamos trazer o consultor em nutrição na Holanda, Ir Ronald Scholten, que tem muita experiência em alimentação líquida”, diz o organizador lembrando de outros temas que serão debatidos.

“As curvas de alimentação para animais será um dos destaques desta programação, pois permite que o nutricionista formule a dieta de acordo com as necessidades reais do animal de acordo com genética e uma série de dados, evitando desperdícios de e alimento”.

O Programa

O pré-Congresso de Alimentação Líquida será das 8h às 17h10 do dia 20 de outubro, no Expo D. Pedro, o mesmo centro de convenções onde será realizada a programação oficial do 17o Congresso Abraves, em Campinas. A secretaria começa atendimento às 8h para a realização de inscrições e entrega de material aos congressistas. A partir das 9h, o programa será aberto pelo engenheiro especialista em equipamentos para alimentação líquida na suinocultura, Maikel Machado Osório, que vai apresentar as possibilidades e tendências de “Equipamentos para Alimentação Líquida”.

Em seguida, o médico veterinário especialista em nutrição animal e criador de suínos na Espanha, Antonio Palomo Yague, vai debater “Alimentação Líquida para Suínos na Europa”. Na sequência, ele fará uma segunda apresentação sobre “Nutrição de Precisão: Alimentação Líquida X Alimentação Seca”. Logo depois, o engenheiro agrônomo com doutorado em nutrição animal e consultor em nutrição na Holanda, Ir Ronald Scholten, vai destacar “Uso de Coprodutos na Alimentação Líquida para Suínos”. Em seguida, ele continua sua exposição com um debate sobre “Fermentação de Ingredientes na Alimentação Líquida para Suínos”.

O engenheiro agrônomo especialista em nutrição animal e consultor brasileiro, Luis Antônio Vitagliano, vai falar sobre “Curvas de Alimentação para suínos”. Este pré-congresso será encerrado com uma mesa-redonda sobre “Alimentação Líquida no Brasil” entre o gerente de suinocultura da Fazenda Água Branca, pioneira no uso de alimentação líquida no país, Denilson Cesar da Silva, e o produtor Arie Brunkhorst da Suinocultura AWB, com grande experiência na utilização de silagem de grãos úmidos de milho.

Apoio

O 17º Congresso Abraves tem patrocínio Diamante confirmado por empresas como Alltech, De Heus, Elanco, Merial e Vaccinar. O coquetel de abertura será patrocinado pela APCS (Associação paulista de Criadores de Suínos). O patrocínio Ouro tem a participação da MCassab e o patrocínio Prata tem a confirmação de empresas como Big Dutchman e Plasson. O patrocínio Bronze está confirmado pelas empresas In Vivo e Vétoquinol.

Entre outras cotas de patrocínio, estão confirmadas Abraves –SC, AB Vista, Agroceres Multimix, Ajinomoto Animal Nutrition, Biomin, CRMV- SP, DB Genética Suína, DesVet Produtos Veterinários, DSM, ICC, Kemin, MSD Saúde Animal, Ourofino Saúde Animal, Poli-Nutri, Porc-Ex Breeding, Suiaves, Topgen, Vencofarma, Yes e Zoetis.

A divulgação do evento tem parceria com as principais mídias do agronegócio, como Revista Suinocultura Industrial, Revista Feed&Food, Revista PorkWorld, Jornal O Presente Rural, Revista Mundo do Agronegócio, Portal Suino.com, Agência Safras, Portal do Agronegócio e Portal Agrolink.

Fonte: Assessoria de Imprensa – XVII Congresso Abraves

◄ Leia outras notícias