Pesquisas

Congresso Abraves 2015 debate desafios reprodutivos na suinocultura

A importância da reprodução e seus impactos no resultado econômico da atividade serão destacados por especialistas de renome internacional durante p encontro, que será de 20 a 23 de outubro, em Campinas, SP


Publicado em: 28/09/2015 às 17:00hs

Congresso Abraves 2015 debate desafios reprodutivos na suinocultura

Como a reprodução pode influenciar na saúde do plantel de suínos? Qual é a influência da porca nas taxas de sobrevivência neonatal de uma granja? O peso ao nascimento da leitegada deve ser usado como critério de seleção de reprodutores? Estas são algumas das perguntas que desafiam os profissionais da suinocultura mundial na tomada de decisões. Isso porque elas podem ter forte impacto no resultado econômico da atividade. Por isso, alguns dos principais especialistas da suinocultura mundial vão responder estas questões durante o Painel de Reprodução do 17o Congresso Abraves, que vai acontecer de 20 a 23 de outubro, no expo D. Pedro, em Campinas, no interior de São Paulo.

O objetivo é promover uma discussão entre os participantes e alguns especialistas e levar a um melhor entendimento sobre o real impacto de fatores como a relação entre a saúde do plantel e a reprodução, a sobrevivência neonatal e quais critérios são realmente importantes na seleção de reprodutores na suinocultura moderna, que passa por uma série de transformações, explica a médica veterinária e membro do Comitê Científico de Reprodução da Abraves, Izabel Muniz. “Este painel vai proporcionar aos participantes uma oportunidade única de esclarecer as mais importantes questões da atualidade com especialistas de renome internacional”. Outras informações sobre o 17º Congresso Abraves podem ser obtidas no site do evento (www.abraves2015.com.br), através do e-mail abraves2015@fbeventos.com ou pelo telefone (43) 3025.5223.

Programação

O Painel de Reprodução vai acontecer no dia 22 de outubro, das 8h30 às 12h10, na sala 2 do Expo D. Pedro. A moderação deste debate será realizada pela professora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Carine Dahl Corcini. A programação científica será aberta pela médica veterinária com mestrado na Universidade Autônoma de Barcelona, Maria Nazaré Lisboa, com a palestra “Manejo integrado de reprodução e sanidade: a influência da reprodução na saúde do plantel”.

Em seguida, a pesquisadora do INRA (sigla de Institut National de la Recherche Agronomique), da França, Hélène Quesnel vai destacar “A influencia da porca na sobrevivência neonatal”. Logo depois, a professora da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais ( UFMG), Fernanda Almeida, vai debater “Peso ao nascer: devemos utilizá-lo como critério de seleção de nossos reprodutores?”

A programação do Painel de Reprodução será encerrada pela pesquisadora do Roslin Institute, da Universidade de Edinburgo, no Reino Unido, Cheryl Ashworth, que vai abordar a “Influência da placenta no crescimento fetal, crescimento intrauterino retardado e peso do leitão ao nascimento”. Logo após os painéis da manhã, as salas de palestras receberão Workshops Promocionais, realizados por algumas das mais importantes empresas do setor, das 12h30 às 14h.

O Evento

Consagrado como o mais importante encontro técnico do setor, o Congresso Abraves vai reunir os principais especialistas da suinocultura mundial para debater os principais desafios e oportunidades para a atividade em um cenário de transformações.

O objetivo é promover uma atualização técnica e contribuir com o desenvolvimento da suinocultura. Para isso, o evento vai contar com os principais especialistas internacionais nas áreas de Saúde animal; Nutrição; Bem-estar, gestão e ambiência; Segurança do alimento; Reprodução e Genética.

“Este é o mais importante evento do setor, ele é importante para toda a cadeia produtiva. Por isso, na próxima edição, vamos resgatar o elevado nível das palestras e dos palestrantes que sempre consagraram o Congresso Abraves, com foco nos debates técnicos, destacando saúde animal, especialmente medicina veterinária preventiva, onde serão debatidos temas atuais e de forte impacto em toda a cadeia”, pontuou a especialista.

Com o slogan “Suinocultura em Transformação”, o 17º Congresso Abraves será no Expo Dom Pedro, anexo do Shopping Parque D. Pedro, em Campinas, no interior de São Paulo, reunindo representantes de todos os elos da cadeia produtiva, desde fornecedores de genética, passando por produtores, médicos veterinários, zootecnistas, gerentes de granjas, profissionais das principais empresas do setor nos segmentos de equipamentos, embalagens, laboratórios, saúde, nutrição, agroindústria, cooperativas, empresários, pesquisadores e estudantes.

“Vamos reunir profissionais de todos os elos da cadeia produtiva para debater esta transformação que caminha para as crescentes exigências pela segurança do alimento. Nós, médicos veterinários, estamos envolvidos na produção de proteína animal e também somos responsáveis pela qualidade desta produção, desde o campo até a mesa do consumidor. E este cenário exige conhecimentos em segurança do alimento, que também engloba sanidade, nutrição, ambiência e responsabilidade compartilhada entre todos os elos da cadeia produtiva”, afirmou.

Apoio

O 17º Congresso Abraves tem patrocínio Diamante confirmado por empresas como Alltech, De Heus, Elanco, Hipra, Merial e Vaccinar. O coquetel de abertura será patrocinado pela APCS (Associação paulista de Criadores de Suínos). O patrocínio Ouro tem a participação das empresas Bayer, MCassab e Sauvet Saúde Animal. O patrocínio Prata tem a confirmação de empresas como Big Dutchman e Plasson. O patrocínio Bronze está confirmado pelas empresas In Vivo e Vétoquinol.

Entre outras cotas de patrocínio, estão confirmadas Abraves –SC, AB Vista, Agroceres Multimix, Ajinomoto Animal Nutrition, Biomin, Capes, CRMV- SP, DB Genética Suína, DesVet Produtos Veterinários, DSM, ICC, Kemin, MSD Saúde Animal, Ourofino Saúde Animal, Perstorp, Poli-Nutri, Porc-Ex Breeding, Suiaves, Topgen, Vencofarma, Yes e Zoetis.

A divulgação do evento tem parceria com as principais mídias do agronegócio, como Revista Suinocultura Industrial, Revista Feed&Food, Revista PorkWorld, Jornal O Presente Rural, Revista Mundo do Agronegócio, Portal Suino.com, Agência Safras, Portal do Agronegócio e Portal Agrolink.

Fonte: Assessoria de Imprensa – XVII Congresso Abraves

◄ Leia outras notícias