Agricultura Familiar

Conab libera valores de descontos no financiamento de agricultores familiares

O percentual para a subvenção é definido de acordo com o Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF), executado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)


Publicado em: 08/06/2018 às 19:40hs

Conab libera valores de descontos no financiamento de agricultores familiares

Os agricultores familiares que possuem financiamento parcelado junto ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) terão bônus de descontos na parcela de até 67,9% no caso do feijão caupi em Mato Grosso, 56,6% para o alho comum do Rio Grande do Sul, e 42,8% para a batata de Santa Catarina.

O percentual para a subvenção é definido de acordo com o Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF), executado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Os valores foram divulgados nesta quinta-feira (7), no Diário Oficial da União, e servirão como base para desconto nos pagamentos com validade em junho.

O desconto é concedido pelo governo federal quando o valor de mercado dos produtos contemplados no PGPAF fica abaixo do preço de garantia. Nesta edição, outros 13 produtos também tiveram bônus, como açaí, arroz, babaçu, cana-de-açúcar, cará/inhame, cacau, leite, mandioca, maracujá, mel, trigo e borracha natural. Os descontos valem a partir de 10 de junho até 9 de julho deste ano.

O Pronaf é um financiamento disponibilizado para implantação, ampliação ou modernização da estrutura de produção, beneficiamento, industrialização e de serviços no estabelecimento rural ou em áreas comunitárias rurais próximas, visando à geração de renda e à melhora do uso da mão de obra familiar.

Acesse a Portaria Nº 386 para saber a relação com todos os itens e as regiões contempladas.