Gestão

Como armazenar corretamente a ração, sais mineral e proteinado com segurança

A partir da morte de mais de mil cabeças de gado no Mato Grosso com suspeita de botulismo transmitido pela ração, consultor agropecuário orienta sobre melhor forma de não correr riscos e prejuízos com insumos alimentares


Publicado em: 11/08/2017 às 15:40hs

Como armazenar corretamente a ração, sais mineral e proteinado com segurança

Com a morte de mais de mil cabeças de gado no Mato Grosso com suspeita de botulismo transmitido pela ração devido a falhas no armazenamento, a Boi Saúde – Pecuária Inteligente orienta aos produtores rurais sobre como armazenar corretamente a ração e os sais mineral e proteinado com segurança, com objetivo de prevenir não só doenças, mas também prejuízos a partir de mortes do gado. As orientações são de José Carlos Ribeiro, consultor agropecuário que atua há mais de 15 anos no setor:

Verifique a cobertura do galpão: a incidência de raio solar prejudica os micro e macroelementos da nutrição animal.

Nunca deixa os sacos de ração diretamente no solo: quando for armazenar sacos de ração, nunca os deixe diretamente no solo, independentemente do piso, coloque sempre em um estrado de madeira porque a umidade sempre altera a matéria seca.

Combata todos os roedores dos galpões: esses animais são grandes vilões e podem prejudicar o sal mineral e outros nutrientes oferecidos ao seu gado.

O botulismo bovino é uma intoxicação causada pela absorção das toxinas produzidas pela bactéria Clostridium botulinum. Essa doença também é conhecida como doença da vaca caída e geralmente ocorre quando os bovinos são criados em pastagens deficientes em fósforo ou quando recebem suplementação alimentar inadequada. Dessa forma, o animal começa a buscar essa suplementação em lixo, pequenos animais mortos, carcaças, etc. Isso faz com que o animal adquira a bactéria presente nesses itens.

“A melhor maneira é prevenir, por meio de manter o ambiente com condições sanitárias adequadas, fazendo uma suplementação alimentar que corrija as deficiências da pastagem, verificação das condições da água e a vacinação de todo o rebanho, além do armazenamento correto dos insumos nutricionais oferecidos ao gado”, conclui Ribeiro.

Fonte: Boi Saúde – Pecuária Inteligente

◄ Leia outras notícias