Publicado em: 09/11/2015 às 14:30hs
Agora, os produtores esperam que as condições climáticas continuem favoráveis para que a formação dos chumbinhos não seja prejudicada. Com essa mudança no padrão climático, envolvidos de mercado já estão mais otimistas em relação a safra 2016/17, depois de duas quebras consecutivas na produção do Brasil.
Nas imagens enviadas pelos cafeicultores mineiros ainda é possível ver que uma terceira florada, menor, ainda pode acontecer nas lavouras nos próximos dias. Já no Espírito Santo, na cidade de Santa Maria de Jetibá (ES), a primeira florada de arábica só veio agora e as atenções também se voltam ao 'pegamento'. Os capixabas estão passando por uma grave escassez hídrica, e diferente do Sul de Minas, o estado tem poucas chuvas previstas para os próximos dias.
Antes dessa recente mudança no clima, devido as altas temperaturas e baixa umidade do solo, os botões florais da segunda safra estavam secando em algumas cidades mineiras. Apesar da situação não ser generalizada, as plantações com essas condições perderam todo o potencial produtivo. Na época, as condições climáticas desfavoráveis também influenciaram no desenvolvimento da primeira florada.
Fonte: Notícias Agrícolas
◄ Leia outras notícias