Maquinas e Implementos

Com novo eixo, empresa entra no mercado de tratores de baixa potência

A alemã ZF anuncia também desenvolvimento de novas funções e tecnologias para trator autônomo


Publicado em: 17/04/2018 às 14:20hs

Com novo eixo, empresa entra no mercado de tratores de baixa potência

A alemã ZF, uma das maiores fabricantes de chassis para a indústria automotiva, está mirando o mercado de tratores de pequeno porte. A multinacional, que antes não desenvolvia soluções para este segmento, anunciou nesta terça-feira (11/4) uma nova linha de eixos para máquinas de 25 cavalos a 70 cavalos. O portfólio da companhia atendia tratores de 75 a 240 cavalos de potência.

A linha é a principal aposta da ZF para a 25ª edição da Agrishow, que acontecerá entre os dias 30 e 4 de maio em Ribeirão Preto (SP). Segundo Silvio Furtado, diretor de vendas da empresa na América do Sul, a feira vai refletir o ânimo dos produtores rurais no segundo semestre e a tendência é de que os resultados sejam positivos.

Para o futuro

A empresa também mostrou dois projetos em desenvolvimento, que ainda estão em fases de testes. Um deles é um protótipo de trator semiautônomo desenvolvido em parceria com a montadora austríaca Lindner. A grande promessa é a capacidade da máquina “aprender” o trajeto após o primeiro uso, e, assim, realizar as atividades de campo sem a necessidade de um operador.

O protótipo conta com câmeras, radar e uma tecnologia que detecta a proximidade de qualquer objeto, o que possibilita o mapeamento do ambiente à sua volta. Dessa maneira, a máquina reconhece pessoas, objetos e até animais em seu caminho e interrompe a atividade diante de qualquer barreira.

O outro protótipo é uma espécie de tração adicional para o trator, elétrica, que é instalada no seu implemento. O objetivo é aumentar a potência do conjunto quando o trator passar por terrenos mais íngremes ou patinar. O sistema do protótipo percebe esses momentos e aciona automaticamente o motor extra por meio de um gerador, sem que o trator precise parar.

Essas inovações também serão apresentadas pela marca, em vídeos, em Ribeirão Preto.

Fonte: GLOBO RURAL

◄ Leia outras notícias