Maquinas e Implementos

Com mercado aquecido, setor de máquinas e implementos agrícolas está otimista com a TECNOSHOW COMIGO

Empresas vão oferecer inovações para atender as demandas de produtores rurais


Publicado em: 05/04/2018 às 12:20hs

Com mercado aquecido, setor de máquinas e implementos agrícolas está otimista com a TECNOSHOW COMIGO

Em 2017, as vendas de máquinas e implementos agrícolas cresceram 7% em relação a 2016. Segundo o presidente da Câmara Setorial de Máquinas e Implementos Agrícolas da Abimaq, Pedro Estevão Bastos de Oliveira, o aumento é decorrente da safra recorde registrada no Brasil. “Depois de dois anos de Produto Interno Bruto (PIB) em queda, em 2017 o PIB brasileiro cresceu 1,0% graças ao agronegócio que cresceu 13%. Este crescimento excepcional do agronegócio dissipou a crise que assolou o país em 2015 e 2016, principalmente nas áreas em que o agro é mais representativo”, destaca.

Pedro acrescenta que a estimativa é de novo crescimento em 2018, em torno de 5% a 8%, e também em 2019. “Estes crescimentos são decorrência do maior volume de exportações do agronegócio. O Brasil se transformou em grande supridor mundial de grãos, carnes e fibras, além de manter a vanguarda em exportações de café e laranja. Os mercados asiáticos são grandes demandantes de alimentos pelo aumento paulatino da população e com o aumento de renda destas populações”, afirma.

Por causa desse ‘fôlego’ e mercado aquecido, o setor tem investido ainda mais em inovações tecnológicas, com o intuito de atender o produtor que busca por produtos e serviços modernos para suas propriedades. Entre as novidades está a conectividade das máquinas à internet, conhecida como telemetria, na qual todos os dados gerados são transmitidos via internet para as nuvens, formando um grande banco de dados das operações e de dados do meio ambiente criando o big data.

Espaço de conhecimento e tecnologia

Para Pedro, eventos como a TECNOSHOW COMIGO representam oportunidade para os agricultores conhecerem de uma forma rápida e conveniente todas as novidades que a indústria tem a oferecer. “Fora da feira, ele terá que procurar individualmente as novidades, o que é mais trabalhoso. No evento, além de conhecer as novidades, poderá interagir com os técnicos da indústria, tirar dúvidas e elaborar uma consultoria rápida sobre as tecnologias disponíveis”, complementa.

A Massey Ferguson estará presente na feira deste ano. O estande da marca contará com o apoio de quatro concessionárias da região de Rio Verde - Somafertil, Oimasa, Volmaq e Mosena -, que visam oferecer todo suporte ao produtor que planeja renovar sua frota de máquinas para as próximas safras.

“A Massey Ferguson leva para a TECNOSHOW COMIGO as novas famílias da marca como o MF 7700 Dyna-6 e MF 6700R Dyna-4, que aliam alta produtividade e economia operacional para o produtor que busca mais rentabilidade no campo. Também levaremos as plantadoras MF 500 e MF 700 CFS, já conhecidas pelo público, mas que agora contam com o sistema Precision Planting”, diz Paulo Carrijo, coordenador comercial da Massey Ferguson.

Já a Piccin Tecnologia Agrícola levará para a edição deste ano da feira equipamentos como o Escarificador Piccin Controle Remoto (EPCR-300) e para a Grade Niveladora Controle Remoto Especial (GNPCRE). “O uso do escarificador, como o EPCR-30, é indicado para o plantio direto principalmente por manter a palhada de culturas anteriores na superfície”, conforme explica o técnico de Agricultura de Precisão, Paulo Padilha. “Esse tipo de equipamento rompe o solo por meio de propagação de trincas. A superfície não é revirada como na aração ou gradagem e assim há o rompimento nas suas linhas de fraturas naturais. Esses implementos usam hastes que são cravadas no solo e provocam o seu rompimento para frente, para cima e para os lados, de forma menos profunda, gerando uma descompactação de até 300mm", esclarece.

A Stara Indústria de Implementos Agrícolas participa da TECNOSHOW COMIGO desde 2004. Neste ano, apresentará pela primeira vez na região a plantadeira Absoluta 34. “É uma plantadora pneumática desenvolvida para oferecer agilidade e eficiência no plantio onde a fertilização acontece em operação separada. As novas Absolutas possuem chassis dividido em três módulos, o que permite copiar o relevo do terreno, proporcionando que o plantio tenha qualidade e precisão de ponta a ponta, ou seja, a profundidade da deposição da semente é igual em todas as linhas de plantio, mesmo em terrenos irregulares. Apresentam ainda corte mais eficiente da palhada através dos discos de 22.

Fonte: TECNOSHOW COMIGO

◄ Leia outras notícias