Nutrição

Com foco na sustentabilidade empresa apresenta linha de cochos feitos de material reciclado

Produtos são fabricados por empresa paulista


Publicado em: 01/09/2015 às 20:00hs

Com foco na sustentabilidade empresa apresenta linha de cochos feitos de material reciclado

Reciclar tubos de pasta de dentes para reduzir o impacto ambiental que eles promovem foi uma ideia que o empresário Adriano David teve ao buscar, em 2010, uma solução para produzir cochos, armários tipo malex, bancos e lixeiras, que tivessem maior resistência. Assim surgiu a linha de móveis, equipamentos e utensílios da Ecofour. Os bancos e lixeiras, por exemplo, fazem parte de um extenso portfólio produzido pela EcoFour, empresa que se especializou na fabricação destes equipamentos a partir da reciclagem de tubos de alumínio, como os de pastas de dentes por exemplo. Conforme explica o diretor comercial da empresa e criador do produto, Adriano David, o processo começa com a colocação dos tubos alumínicos em tanques para que sejam dissolvidos e virem uma pasta líquida. Depois disto esta pasta vai para uma prensa térmica para transformá-la esta em uma placa ecológica, de onde são feitos os móveis ou os utensílios, conforme a encomenda.

Adriano conta que a ideia de fabricar estes produtos veio da experiência no uso de armários de ferro em empresas nas quais ele trabalhou antes. “Geralmente eles quebravam muito fácil. Então eu percebi que havia demanda no mercado por algo que fosse mais resistente, durável. Se eu unisse estas características com o conceito de sustentabilidade, através da reciclagem, teria um diferencial que, com certeza, atrairia a atenção do consumidor”, declara. Por esta razão ele saiu pesquisando sobre o processo de fabricação das placas e qual o melhor material, solução encontrada nos tubos alumínicos.

O executivo da EcoFour relata que demorou cerca de um ano para encontrar a fórmula ideal de densidade e composição da chapa. Ao todo, são utilizados entre 800 e mil tubos para cada uma, adquiridas em usinas de reciclagem, ONGs, ou diretamente nas fábricas. O investimento no empreendimento foi de cerca de R$ 2 milhões entre pesquisa e desenvolvimento, instalações, maquinário e treinamento de pessoal. Parte destes recursos veio da venda de outra empresa que ele tinha e parte de um sócio capitalista. Hoje a empresa fabrica desde armários para empresas, clubes esportivos, academias de ginásticas, produtos para construção civil, até móveis. Recentemente lançou no mercado pecuário, cochos para alimentação animal. “A placa que desenvolvemos é super resistente, não sofre danos com maresias, não enferruja, não propaga fogo, tem proteção natural anti mofo e fungos. Por tudo isto, ela realmente se diferencia e é uma excelente solução em mobiliário sustentável, algo inédito no País”, finaliza Adriano.

Sobre a Empresa: Fundada em setembro de 2010 a Ecofour Móveis e Utensílios Ecológicos tem sua fábrica localizada em Santo André, SP, e foi criada no espírito de contribuir com o meio ambiente, trabalhando com materiais reciclados, de alta durabilidade. Todos os móveis e utensílios são fabricados a partir de tubos alumínicos. Empresas como Grupo Battistella, Outback, Recall do Brasil, Sport Clube Corínthians Paulista, fazem parte da cartela de clientes da EcoFour.

Fonte: Agropress Marketing e Comunicação

◄ Leia outras notícias