Café

Colheita de café chega a 45% da área, estima Safras e Mercado

Trabalho de campo segue atrasado em relação à mesma época no ano passado


Publicado em: 09/07/2018 às 20:00hs

Colheita de café chega a 45% da área, estima Safras e Mercado

Trabalho de campo segue atrasado em relação à mesma época no ano passado

A colheita da safra 2018/2019 de café no Brasil chegou a 45% da área, estima a consultoria Safras e Mercado. O número é referente a dados apurados até o dia 3 de julho, conforme levantamento semanal feito pela consultoria. Na semana anterior, a proporção de cafezais colhidos no território nacional era de 38%.

De acordo com a Safra e Mercado, os 45% colhidos até a última terça-feira corresponde a 27,22 milhões de sacas de 60 quilos, considerando uma previsão de safra de 60,5 milhões de sacas para a produção total do país. Mas o trabalho de campo segue atrasado em relação à temporada passada, quando 50% dos cafezais já estavam colhidos nessa época do ano.

Só no café arábica, o mais produzido no Brasil, 38% das lavouras foram colhidas até 3 de julho. No mesmo período em 2017, a proporção estava em 41%. No conilon, em que a colheita chegou a 65% dos cafezais, o atraso é ainda maior. Em 2017, nessa mesma época, o trabalho de campo já tinha atingido 82% do total.

“Os trabalhos com conilon, embora mais ágeis, seguem bem atrasados por conta do problema inicial com excesso de umidade e o retardo no amadurecimentos dos frutos”, comenta o analista da Safras e Mercado, Gil Barabach, em nota divulgada pela consultoria.

Ele acrescenta que a mão de obra também tem sido uma dificuldade, especialmente no Espírito Santo, principal produtor brasileiro de café conilon.

Fonte: GLOBO RURAL

◄ Leia outras notícias