Soja

Colheita da soja em Mato Grosso ultrapassa 50% da área cultivada

A colheita da soja avançou em Mato Grosso na última semana


Publicado em: 02/03/2015 às 19:40hs

Colheita da soja em Mato Grosso ultrapassa 50% da área cultivada

A colheita da soja avançou em Mato Grosso na última semana. Apesar das chuvas, o sol apareceu, secando as lavouras e permitindo a colheita sem grandes problemas, com um avanço importante. O total de área colhida chegou a 53,6% com um avanço de 18 p. p. de acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária.

Na região definida pelo Instituto como médio-norte, que engloba polos importantes do agronegócio como Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Sorriso e Sinop, o percentual já colhido está em 65,1%.

A região com maior atraso na colheita, 30,4% é a Nordeste, que envolve Canarana, Querência, Gaúcha do Norte e Nova Xavantina, entre outras.

A grande preocupação, conforme os produtores, é a falta do diesel, que pode prejudicar os trabalhos durantes esta semana. Economistas também apontam que se os protestos dos caminhoneiros não forem resolvidos e o atraso na colheita se agravar, a soja pode demorar a chegar aos portos de exportação, tendo repercussões no mercado internacional.

O Brasil é um dos líderes globais nas exportações, juntamente com os Estados Unidos e na semana passada, os contratos futuros negociados na bolsa de Chicago registraram altas em algumas sessões, conforme apontou a Reuters.

Fonte: Só Notícias/Agronotícias

◄ Leia outras notícias